quarta-feira, 8 de janeiro de 2020

AS 10 POSTAGENS MAIS VISITADAS DE 2019

Desde que eu comecei ao blog, há mais de 10 anos, tenho o ritual de listar as postagens mais visitadas do ano se encerrou. É uma forma de avaliar o que eu ando escrevendo e o que as pessoas andam lendo aqui no blog.

A cada ano percebo que meus interesse vão mudando de acordo com a  minha rotina. Há anos e que eu escrevi muito, por exemplo, sobre a questão patrimonial, tanto que acabei criando um blog só para isso que, tadinho, anda meio abandonado. Noutros anos escrevi muito sobre história local, quadrinhos franceses, suecos, ensino de história, enfim, coisas que naquele momento foram meu foco.

No ano de 2019, no que eu mais foquei? Em séries e filmes. Os textos que publiquei e que mais foram visitados foram justamente sobre resenhas de séries e filmes que eu assisti. Mas, vejam bem, eu os resenhei pelo seu valor narrativo, pelas suas potencialidades pedagógicas e pela relevância dos temas. Não foi algo aleatório ou simplesmente automático.

Claro, eu escrevi sobre outros assuntos, também. No ano e 2019 escrevi 100 páginas da minha tese e alguns artigos. Pequei, no entanto, no que diz respeito a temas relacionados a ensino de história, educação patrimonial e história local. Mas como eu disse logo no início, meu foco sempre muda. Vamos ver como será em 2020

Foi a postagem mais visitada e comentada de 2019, com mais de 8700 visualizações e 40 comentários. É a resenha de um dorama chinês, lançado em 2019 no Netiflix

TOP 02 - ASHES OF LOVE
Foi a primeira resenha que eu fiz de um dorama chinês. Olhando para trás, ele não é mais meu preferido, mas meio que me introduziu nessa fase de resenhar senhas E algo que me chamou atenção ao escrever esta postagem é que apesar de eu ter desenvolvido uma predileção maior por doramas sul-coreanos, foram os chineses que mais  resenhei.

TOP  03- GO GO SQUID
Outra resenha de série,  também chinesa, que fala sobre campeonatos de jogos eletrônicos. Ela me marcou porque eu gostei tanto que assisti cerca de 30 episódios com legenda em inglês sem paciência para esperar as legendas em português.

text que escrevi sobre memória e política a partir das impressões que eu tive do filme "Vingadores - Ultimato". Considero um dos meus textos mais inspirados.

Texto feminista assumido. Minhas impressões sinceras sobre o filme da Capitã Marvel que, do ponto de vista do emponderamento das mulheres, considero o melhor filme de superaventura.

Este texto eu fiz como um pequeno ensaio para uma pesquisa maior. Quero produzir para 2020 um artigo acadêmico sobre quadrinhos e doramas. Está no topo da minha lista, depois dos dois capítulos finais da minha tese, claro.

Texto especialmente produzido para comemorar os 60 anos da Supergirl, uma das minhas super-heroínas preferida0s. É um texto que fala das origens da personagem, no final dos anos de 1960. 

TOP 08 - VOCÊ CONHECE O PALMITO DE BANANEIRA?
Pois é, eu não sabia o que era, até um amigo me apresentar a essa iguaria. Foi tão interessante que eu resolvi fazer uma postagem, com direito a vídeo ensinando como extrair o palmito de bananeira.

Este foi um dos poucos textos sobre história local que eu produzi em 2019, lamentavelmente. Mas ficou entre os mais visitados, o que mostra que o tema e relevante, pelo menos entre os leitores da minha região.

Este texto é a resenha de um dorama sul-coreano que fala sobre a questão da beleza e de como ela e a ausência dela, podem deixar marcas dolorosas e algumas pessoas. Baseado em uma webtoon esse dorama é um dos meus preferidos.

Nenhum comentário: