domingo, 10 de março de 2019

A CAPITÃ MARVEL E O EMPODERAMENTO FEMININO


Capitã Marvel não é o primeiro filme de superaventura protagonizado por uma mulher, embora seja o primeiro do tipo realizado pela Marvel. Confesso que estava na expectativa para assisti-lo motivada pela  curiosidade em saber como a Marvel iria superar, ou pelo menos tentar repetir, o sucesso do filme da Mulher Maravilha.

Mas acabei concluindo que tratam-se de dois tipos diferentes de personagens e, portanto, é muito difícil estabelecer um parâmetro de comparação entre suas respectivas produções. Então, vou me abster no sentido de apontar qual foi o melhor, até porque não vem ao caso. Até porque, a Mulher Maravilha é um ícone dos quadrinhos. Minha mãe, por exemplo, nunca vai ao cinema. Ela não apenas foi assistir ao filme da Mulher Maravilha comigo e com as netas como saiu empolgadíssima.

Ontem eu a convidei novamente para ir comigo ao cinema, desta vez para assistir Capitã Marvel, e ela disse que não iria. Questionei  - “Por que não? Você gostou do filme da Mulher Maravilha!”. Ela simplesmente respondeu: - "Ah, mas era a Mulher Maravilha”.

A Capitã Marvel não é um ícone. Na verdade ela era até pouco tempo desconhecida do grande público, daquele que não lê quadrinhos de superaventura e, portanto, não conhece toda a legião de personagens da Marvel. Neste sentido, a personagem da Marvel está em desvantagem com relação à princesa das amazonas, que arrastou para os cinemas uma legião de admiradores. Multidões que se empolgaram com as cenas de luta e que torceram intensamente pela personagem.

No entanto, para muito além dos efeitos especiais e das cenas de luta características deste tipo de obra cinematográfica, o poder do discurso contido na narrativa é o que faz toda a diferença. E se muitos meninos vão assistir a filmes de superaventura em busca de adrenalina, para muitas meninas e mulheres eles têm outro significado. Tanto Mulher Maravilha e Capitã Marvel falam sobre empoderamento feminino e superação.

Mas, no caso da  Capitã Marvel, a meu ver, essa experiência foi muito mais intensa. Ela não foi a única personagem feminina de destaque. Havia pelo menos mais duas, que tiveram um papel determinante na trama. Personagens que desafiam o discurso alienante que afirma que a mulher, por ser mulher, é limitada e frágil.

No momento de retrocesso no qual vivemos, em que a igualdade de gênero é citada como uma das causas do aumento da violência contra as mulheres, a Capitã Marvel nos traz um exemplo de superação física e mental. Ela nos diz que a nossa fraqueza vem dos outros e não de nós mesmas. Que vamos cair, mas podemos nos levantar,  e que nunca devemos desistir só porque os outros dizem que não somos capazes de atingir nossos objetivos.

A Capitã Marvel é Carol Danvers, uma mulher que viveu para superar os limites que a ela foram impostos. Nem todo o poder universo teria feito dela a guerreira que se tornou se ela não tivesse sido a humana que tantas vezes caiu e se ergueu e que nunca desistiu.

A Capitã Marvel não é um ícone como a Mulher Maravilha, mas tem potencial para sê-lo, embora eu acredite que ela não o deseje, uma vez que, palavras dela, ela não precisa provar nada para ninguém.

Nenhum comentário: