sábado, 22 de junho de 2019

NOSSO LUGAR SECRETO 独家记忆番外


Eu fiz no mês passado a resenha de uma série chinesa, um dorama ou C-drama (clique aqui para conferir!). Eu estava meio enjoada de séries estadunidenses e resolvi experimentar outras coisas. Posteriormente, tomei gosto e assisti a outras séries, até muito melhores. Não me dei ao trabalho de resenhar uma vez que já havia muita coisa sobre elas na internet. Por exemplo, Eternal Love (Ten Miles Of Deach Blossoms) foi fantástico, mas não resenhei porque já havia muita coisa escrita sobre esse C-drama e não havia um propósito em repetir "mais do mesmo".

Mas ontem eu terminei de assistir um C-drama chamado "Nosso lugar secreto"  (Somewhere Only We Know) e, como de hábito, resolvi ler o que havia sido escrito sobre ele e comparar com as minhas impressões. Qual foi a minha surpresa ao descobrir que não havia nada escrito ainda. A própria Netflix fez uma resumo tão enxuto da série que, sinceramente, não chega nem perto do que ela realmente pode oferecer ao assinante. Então, me dei ao luxo de fazer essa pequena resenha (sem spoilers) da série, para amigos e conhecidos que tiverem interesse e quiserem conferir.

A série é um lançamento de 2019, mas ela se passa entre os anos de 2012 e 2013. O ambiente em que a trama se desenrola é basicamente a Universidade de Tung Hu (acho que é um nome fictício, pois não consegui encontrar nada sobre ela). A série gira em torno dos relacionamentos e problemas familiares de quatro amigas, que dividem um dormitório:  Zhao Xiao Tang (Sun Jia Ling), Bai Lin (não achei o nome da atriz),  Song Qi Qi (Deng Yu Li) e Xue Tong ( Li Ting Ting). Quatro moças entre seus 20 e 22 anos de idade, com personalidades diferentes e que enfrentam  muitos desafios na vida profissional e pessoal. 

Embora a série, com 24 episódios, comece focando no romance entre  Mu Cheng He (Chao Zhang) e Xue Tong, as quatro amigas acabam dividindo o protagonismo em tramas paralelas.


Os C-dramas que eu assisti até agora falam de romances inusitados, com altos e baixos, e uma enorme carga dramática. Normalmente o roteiro segue a regra: casal se apaixona, tentam separar o casal com tramas mirabolantes - e geralmente há uma mulher como vilã - e casal finalmente fica junto. Isso tudo regado a muitas lágrimas. O que essa série vai ter de diferente? 

Ao contrário das outras ela é uma série mais adulta e que explora intensamente o lado psicológico dos personagens. São pessoas comuns, vivendo uma vida comum e com problemas comuns. Também não há aquele excesso de maquiagem que eu percebo nas outras séries. Os atores estão, literalmente, de cara lavada. Possui uma carga emocional muito grande, claro, como vai acontecer em quase todos os seriados chineses que estão no Netflix.

É uma pequena novela que fala dos altos e baixos da vida, sem tramas para separar ou unir casais. Existe uma causa e efeito para tudo e as situações mais dramáticas surgem justamente para demonstrar que o custo e mesmo o benefício que o amadurecimento vai trazer para os personagens. Num determinado momento, uma personagem comenta que o preço de ficar mais velha são os desafios (problemas) que vão se multiplicando e isso é o preço se tornar adulto.

Eu, particularmente, gosto das séries que têm um pouco (ou bastante) fantasia, mas esta me pegou de surpresa. Fui fisgada pela sua simplicidade e pela forma como explora despretenciosamente o dia a dia de pessoas comuns. Outra coisa que me chamou a atenção nos c-dramas, de forma geram, foram os relacionamento entre homens e mulheres. Há muitos abraços e poucos beijos. 

Sexo é geralmente tratado de forma velada e raramente sugestionado. Mas nesta série fica claro que há relacionamento sexual entre os personagens e isso é encarado como algo normal e saudável. Mas é bom frisar que esses relacionamentos são heteroafetivos. Ele não possui o puritanismo marcante em outras séries chinesas, embora seu foco esteja muito mais nas relações sentimentais e do que em aspectos físicos do relacionamento heteroafetivo. 

Enfim, eu recomento a série pela sua sensibilidade e pela sua simplicidade. Boa opção para quem, como eu, enjoou de novelas, mas que eventualmente sente falta de assistir a um bom drama. 

ADENDO: eu recebi alguns comentário, que vou responder em seguida mas, de antemão eu adiando que concordo com relação ao final. O único ponto negativo: o final. Ele foi muito abrupto, mereciam ali mais um ou dois episódios. Mas acho que li algo sobre a série ter sido abreviada, o que pode explicar o final ter sido tão brusco.

57 comentários:

Unknown disse...

Oi,Natália. A forma como tu resumiu esse Dorama foi perfeita. Fiquei chocada ao ver que o que estar escrito aí em cima é exatamente o que eu pensei. Assisto a muitos Doramas, e gosto muito dos cliches rs, mas esse... nossa! Gostei demais da simplicidade e da forma como ele mostrou personagens normais, vivendo vidas normais e enfrentando desafios normais. Espetacular!!!

PS: Você disse que gosta de ficção, quero recomendar dois K-drama "A lenda do mar azul" e "Uma Odisseia coreana", são maravilhosos ^^
Bjos querida

kelly nayara disse...

Porém não gostei do final e o achei inacabado, será que há continuação além dos 24 eps?

Evelin c s sousa disse...

Adorei sua resenha .sou apaixonada por esse dorama infelizmente fiquei confusa com o final mais é um otimo dorama.

Natania A S Nogueira disse...

Também não gostei do final, mas li que a série seria mais longa e foi abreviada. Não vai haver continuação, pelo visto. É meio frustrante. Eu, particularmente são muito crítica com relação a finais de filmes e séries. A maioria deixa a desejar. Mas, enfim, no geral eu gostei muito da trama. então dá pra aceitar uma pequena frustração. Comecei a assistir Uma odisseia coreana esta semana, obrigada pela dica. Também estou assistindo Jardim de meteoros, que é com a mesma atriz de Nosso lugar secreto.

Camila Ramos disse...

Comecei a assistir agora o dorama e estou gostando também. Eu particularmente nao me incomodo com as séries chinesas e coreanas com um cliché porque justamente assisto por causa do puritanismo, sem beijos exageros, sem sexualizaçao das pessoas. Nao me importo que saia um pouquinho do eixo, mas se esses dramas começarem a se parecer com os ocidentais vao perder o charme da pureza que, na minha opiniao, eu sinto falta na maioria das séries.

Só um adendo ao comentário de cima;se está se referindo a protagonista, Shancai, nao é a mesma atriz. A atriz que a interpreta é a Shen Yue, sao parecidas, mas nao sao a mesma pessoa. Jardim de Meteoros é meu dorama favorito.

Parabéns pela resenha.

Unknown disse...

Foi a primeira série chinesa q assisti e amei. Gostei muito pq não tinha uma vilã, mostrava o dia a dia normal dos chineses, estudando, trabalhando. E gostei pq as meninas usavam apenas batom como maquiagem e as roupas eram básicas, mas ela (Xue Tong) fazia umas combinações que eu gosto. No final da série fiquei com aquele gostinho de quero mais. Mas fiquei feliz q a Xue Tong casou com prof Mu.
Muito obrigada de fazer essa resenha sobre a série e de achar os nomes dos personagens.

Natania A S Nogueira disse...

Camila, nem me toquei que os nomes das atrizes eram diferentes! Elas se parecem muito! Jardim dos meteoros eu gostei em parte, pq achei que ficou muito enrolado, uma pena. Mas adorei a trilha sonora. Gosto dos clichês, e tb assisto pelos menos motivos que vc, mas esta série saiu dos clichês sem ficar no lugar comum e achei isso legal.

Natania A S Nogueira disse...

Eu só não consegui achar o nome de uma atriz, se não me engano. Foi difícil garimpar as informações, acho que por isso fiquei mais motivada a escrever sobre a série. Estou adorando os doramos que estou assistindo. no geral. Agora comecei "A lenda do mestre chinês". Adoro esses doramas de época, com aqueles penteados e roupas estilosas.

Laura Milton disse...

Para quem gosta de séries asiáticas, recomendo, mas recomendo muito Something in the rain. Muito lindo! Daquele tipo que a gente quer maratonar e sonha com o outro episódio (como vai ser) e deixa no fim um sensação quase completa de contentamento.

Natania A S Nogueira disse...

Obrigada pela dica, Laura! :-)

S disse...

Vi esse dorama e fiquei bastante surpresa e frustrada ao ver que ninguém estava comentando ele. Não entendo como alguns doramas tão ruins e rasos como Meteor Garden (desculpem, mas eu realmente odeio esse) conseguem ficar famosos, enquanto uns simples, porém ÓTIMOS como esse, não.

O que eu mais gostei no dorama foram os protagonistas, Mu Cheng foi o melhor protagonista homem para mim até agora, pois ele parecia uma pessoa REAL, e não um personagem genérico e irreal como a maioria dos homens, que geralmente: ou são completamente frios e parecem robôs (beijo malicioso) ou muito impulsivos, babaquinhas, tapados e imaturos (meteor garden), claro que isso se deve pela idade dele, mas ainda assim, ele não era um exagero, era normal, reservado, porém SUPER cuidadoso, carinhoso e fofo! Ele foi perfeito, sinceramente. E a protagonista também foi ótima, sensata, eu me vi nela várias vezes, justamente por causa dessa maior característica dos personagens, o fato deles parecerem reais.
Foi um drama divertido e que me prendeu, você gosta de vê-lo, é relaxante, te faz bem. Eu recomendo totalmente.

Line Rocha disse...

Amei a resenha, expressou exatamente o que senti. O final deixou a desejar mes mo,tive que repetir a cena para entender fiquei bastante confusa, mas gostei da série.

Line Rocha disse...

Adorei a resenha!

Natania A S Nogueira disse...

Então, eu assisti Meteor Garden tb, e vou ser sincera, eu gostei das músicas mas achei que a história se perdeu no meio do caminho. Eu me senti frustrada com a enrolação e com certo amadorismo. Eu juro que por mais de uma vez eu vi os atores com "ponto" (comunicador no ouvido. Mas os personagens em si, são fofos, então eu resolvi assistir o Boys over Flowers e foi muito melhor, muito superior, em tudo. Estou gostando mais de doramas com uma narrativa mais complexa e que tratam de temos mais realistas. Claro, um toque de romance é bem-vindo, mas a narrativa tem que ser boa para dar aquela vontade de ver de novo.

Unknown disse...

Comocei a ver a série e no começo achei bem água com açúcar...mas do meio em diante fiquei apaixonada...adorei o prof Mu e mais pro final ...achei que ele poderia ter aparecido mais.

Priscilia disse...

Me surpreendeu muito esse C-Drama. Ele abordou muitos assuntos importantes e o fato de cada amiga ter uma história fez ele ser mais interessante ainda. Me decepcionei um pouco com o final, parece ter sido feito de qualquer jeito. Poderiam ter explicado melhor. Mostrado a reconciliação dos personagens principais, mas nem tudo é perfeito.

Kezia de Sousa disse...

Estou no penúltimo episódio (23), e sinceramente foi um dos melhores dramas que já assisti. A trama era tudo que eu procurava há tempos: relacionamentos como eles são de verdade, a correria da vida adulta e os desafios de enfrentar términos, cobranças e até a morte (chorei igual uma criança no ep 23, é muito triste, se preparem).

No começo eu fiquei relutante em assistir porque fiquei decepcionada com dois dramas chineses que assisti, mas desde o primeiro episódio esse drama me compensou de uma forma maravilhosa. Tô muito ansiosa pro final e mesmo que não seja perfeito, a experiência que esse drama me deu já é o suficiente.

Kezia de Sousa disse...

Gente, uma informação importante! Além dos 24 episódios principais, foram lançados 3 episódios especiais pra terminar a história das meninas. Nada mais justo né? Não tem tradução disponível, infelizmente, mas dei uma olhada mesmo sem entender nada e tá perfeito. Agora só esperar as legendas.

Kezia de Sousa disse...

Sim! 3 episódios extras, porém sem legendas ainda

Ingrid Kathryn Cavalcante disse...

Adorei sua resenha.
Gosto dos doramas pelo fato de serem leves,é claro q a gnt fica esperando um beijo um abraço mas parece q assim qnd acontece tem um significado muito mais q especial.
Amei a historia tratar de pessoas reais, sobre a vida como ela é cm seus altos e baixos,as vitorias,as perdas.
Triste pelo fato de terem encurtado a historia,queria pelo menos mais um episódio cm o casamento,a via dos dois juntos,o livro de colorir dela sendo lançado.

Ingrid Kathryn Cavalcante disse...

Onde vc conseguiu assistir Kezia de Sousa?

Thaíssa Souza Rechinho disse...

Gente... Amo o Dylan Wang, mas o que é o Lee Min Ho na minha vida?! Lindo demais!!!

Thaíssa Souza Rechinho disse...

Onde você achou?! PELO AMOR DE DEUS kkk

Unknown disse...

Perfeito o jeito q vc redimiu esse Drama, eu sou apaixonada por dramas e esse literalmente me pegou em cheio, não imaginei que fosse tão impactante, como todos eu também não gostei muito do final ficou resumido de mais rs, achei lindo os dois Mu Cheng He e Xue Tong um máximo, recomendo pq é um aprendizado pra vida esse Drama.

Natania A S Nogueira disse...

Nossa, que bom que vcs gostaram. Acho que estava inspirada quando assisti. Não é todo filme ou série que eu chego a comentar aqui, até pq não sou lá uma especialista nesta área, embora me interesse e estude cultura pop. Mas os doramas estão me pegando, tanto pelas temáticas quanto pelo uso de recursos dos quadrinhos (que são minha área de estudo). Ainda vou escrever algo sério sobre isso. Já tenho até um tema envolvendo do dorama "W - entre dois mundo", que é fantástico e original, em vários sentidos.

Unknown disse...

Onde que ta esses três episodio

Kezia de Sousa disse...

nesse site eu consegui assistir o primeiro extra que é da Xue Tong. A conclusão foi perfeita: https://www.daxiv.cn/detail/5c79c7bad269970008070fb9

Kezia de Sousa disse...

Desculpa a demora, meninas kkkk Nesse site eu só encontrei o primeiro extra que é o da Xue Tong, é grande e por enquanto sem legenda mas como sou curiosa eu vi msm assim:
https://www.daxiv.cn/detail/5c79c7bad269970008070fb9

a dica pra procurar o resto é pesquisar com o nome “Exclusive Memory Epilogue” que é o nome em inglês.

Lídia Ruthieli Francisco Leonio disse...

Oi meninas, amei o dorama pq me vi ali e vi o quanto elas amadureceram do começo ao fim da série.
Segue o link dos 3 episódios extras. Sem legenda, mas pra quem está com saudade e curiosa vale a pena ver as imagens.

Xue Tong: https://www.u80s.com/watch/dujiajiyifanwaizhiyongganai/05AAF3611D8F4F809B879FFDF82F5A6A/1
Xiao Tang: https://www.u80s.com/watch/dujiajiyifanwaizhixiangxinai/48C30076F08F4BCB8854CD9529131B52/1
Bai Lin & Qi Qi:
https://www.u80s.com/watch/dujiajiyifanwaizhizaijianai/DB07B3FAA25A4302B19386D9058F5447/1

Unknown disse...

Oi Natania gostei muito do sue comentário a respeito da série. Muito lindos o casal Mu Cheng He e Xue Tong, que demonstração de amor, muito lindo.

Jeh kim disse...

Qual a conclusão?

Carla Costa disse...

eu só queria uma legenda em português, inglês ou francês :'(

Unknown disse...

Oi, fiquei chateada com o sumiço do senhor MU a partir do capítulo 18, pode ser porque a série foi cortada e não pra saber se ele tentou se comunicar com ela ou algo parecido? Me sinto frustada. Esperava mais🤦🏾‍♀️

Unknown disse...

Olha tô amando esses doramas, esse então estou apaixonada. Confesso que fiquei uma semana sem sair para ver, pena que acho que não terá a segunda temporada.

Unknown disse...

Ela ficou grávida???? Vi o extra, porém não entendi,porque não tem tradução. Alguém sabe???

Line disse...

Estou encantada com o seu blog. Também tenho o costume de procurar resenhas durante uma serie ou depois de asssisti-la para comparar minhas impressões. Fiquei muito satisfeita com a sua resenha embora eu tenha sentido falta de opniões mais diretas, mas entendo que quis revelar o menos possível o enredo. Porém, sua revelação de opinião a respeito do final foi o suficiente para mim. De fato, a série é maravilhosa e prende de forma impressionante mas no fim me decepcionou muito. O último episódionão revela nada dos conflitos no futura das outras personagens e muito pouco dos próprios protagonistas. Para mim foi um balde de água fria, sinceramente. Agradeço que tive a sanidade de esperar - meses, na verdade - para ver os dois últimos episódios. Só assim não me frustrei tanto.

Natania A S Nogueira disse...

Obrigada a todos e todas pelos comentários e me desculpem por não responder prontamente, mas eu constantemente atolada de trabalho. Estou realmente surpresa com a quantidade de pessoas que visualizaram e comentaram sobre este dorama. Não me considero boa em fazer resenhas, e só escrevo quando uma coisa realmente me toda e acho que é relevante. Seria egoísmo não compartilhar. Aliás, uma sugestão: assistam "O Pacote", meu dorama preferido do momento. Ele é perfeito, singelo, profundo e super, super educativo (sem ser chato).

Sonhadora disse...

OI TUDO BEM GOSTEI DA SUA RESENHA,EU CONSEGUI ENTENDER A HISTÓRIA E ACHEI QUE FOI UMA HISTÓRIA REAL MAIS DE UMA FORMA SIMPLES QUE FALA DE AMOR, AMIZADE E SUPERAÇÃO, CONCORDO COM TODOS OS COMENTÁRIOS, O FINAL FICOU MUITO VAGO EU ESPERAVA NO MÍNIMO MAIS UM CAPÍTULO. EU SOU UMA PESSOA QUE APRENDI A GOSTAR DE DORAMA ASSISTINDO JARDIM DE METEOROS, HERDEIROS, GOOD MORNING CALL, DO QUAL AMEI... CHEESE IN THE TRAP, FOI UMA SÉRIE QUE ME DEIXOU PENSANDO QUE FINAL FOIAQUELE MEU DEUS, SE VC PUDER EXPLICAR, E VENTOS DO INVERNO TAMBÉM SE VOCÊPUDER FAZER UMA RESENHA DESTAS DUAS SÉRIES EU FICAREI FELIZ POIS EU CONFESSO QUE ME FRUSTREI, MAIS NÃO ME ARREPENDI DE ASSISTIR NÃO.GOSTO DE DORAMAS POIS TRANSMITE O AMOR PURO SEM APELAR PARA O SEXO E ACHO LINDO A CULTURA DELES.

Natania A S Nogueira disse...

Nossa, nunca me pediram para fazer uma resenha antes, hehehe
Eu larguei a preguiça de lado e fiz uma postagem sobre Cheese in the Trap. Depois dá uma olhadinha lá. Ventos do Inverno eu ainda não assisti, mas vou fazer isso agora nas férias e tentarei fazer uma resenha. Só não sei quando, pois tenho muitos textos pendentes que quero escrever e postar até final do ano.

Adrianaf disse...

E pq n colocar esse 3 extras n net flix .amei o casal m o final deveria ter tido m romance entre os dois m confuunso .o q m deixou feliz foi k se casaram

Rê marcelly disse...

Maravilhosa essa série, eu fiquei completamente apaixonada

Unknown disse...

Oi aonde estar o 3 episódios extras?

Unknown disse...

Oi vc tem link dos três episódios extras?

Unknown disse...

Oi boa noite por favor passa link ou site aonde está os 3 episódios extras

Unknown disse...

Oi tudo bem aonde eu encontro os 3 episódios extras ?

Natania A S Nogueira disse...

Oi, nos comentários mais acima estão varios links para os episódios extras.

Unknown disse...

Oi natania é os links eu não conseguir ver esses os episódios vc conhece outro link ou site que tem os episódios? Obrigada

Unknown disse...

Oi tudo bem vc sabe se tem outro link que tem esses 3 episódios ?

Anônimo disse...

olá, li seu comentário e nossaaa.. finalmente encontrei alguém que conheça "Uma odisseia coreana" é muito bommm, só acho que precisa de mais uma temporada de continuação

Unknown disse...

Eu tbm não consegui ver alguém sabe

FABIANE DE SÁ disse...

Anonimo acho que tera uma continuaçao da serie uma odisseia coreana, pois fao meu ver ficou incabado!

Andréa disse...

Excelente resenha.Adorei o Dorama.
Ah! Amei o final.
Terá segunda parte?😘😘

Beatriz disse...

Onde vcs conseguiram encontrar os outro episódios? Links que ainda estejam pegando, obrigada.

Unknown disse...

Eu fiquei muito feliz de saber que tem mais pessoas assistindo essas obras primas onde o humano é o foco. Eu já maratonei muitos dramas chineses e coreanos, mas não deixe de assistir os taiwaneses. Assista também Hello my twendies, que é na mesma fórmula mas tratando dos traumas. Realmente Eternal live é ótimo, te recomendo "Os indomáveis", que é sobre o amor de almas gêmeas (homoafetivo). Nós coreanos fico com Healer e Parceiro Suspeito pelo pano de fundo, onde tudo acontece com muita conspiração. Adorei teu blog, vou seguir.

Unknown disse...

Obrigada pela resenha!!!!
Vou assistir ❤️

Unknown disse...

Obrigada pela resenha!!!!
Vou assistir ❤️

lully disse...

Amei o resumo! Eu sempre procuro saber antes algo sobre o que vou assistir. Obrigada S2