domingo, 21 de março de 2010

Atividade sobre Pré-História

Este mês eu realizei um atividade com os alunos do ensino fundamental II, 6º ano do colégio onde estou trabalhando este ano. Na verdade a sugestão estava ano livro, entre as atividades propostas. Os alunos fizeram uma história em quadrinhos sobre a evolução do homem e a pré-história. Coisa simples, mas que teve um resultado muito bom.

Para quem não sabe, eu trabalho há muitos anos com quadrinhos. Mantenho um blog exclusivamente sobre o assunto e tenho um projeto permanente (do qual o citado blog faz parte). Pois bem, eu geralmente preparo os alunos para o trabalho, por meio de uma minioficina, de orientações sobre como fazer uma HQ, e coisas do gênero. Nesse caso específico, não tive tempo para isso, então apenas fiz algumas exigências: história colorida, em folha de papel A4, seis quadros.

É claro, sempre tem quem ignora as instruções. Tive alunos que fizeram tudo a lápis, outros fizeram a caneta azul e alguns utilizaram folha de caderno. Apesar de que em alguns casos os alunos terem feito boas histórias, apesar de não seguirem as orientações, tive que descontar alguns décimos para não abrir precedente. obedecer as orientações é parte da atividade.

As história ficaram boas, algumas com pequenas falhas, mas no geral os alunos conseguiram mostrar compreensão pelo conteúdo. Selecionei algumas como amostragem e coloquei no scribt, para quem quiser analisar, juntamente com algumas observações.

Ah, eu editei algumas histórias, colocando letras mais escuras nos balões porque eles estavam escritos a lápis. Já encontrei alguns "defietos técnicos" e peço desculpas antecipadas.

Aceito e agradeço comentários.

Trabalho de História_quadrinhos_março

2 comentários:

Portal de Tecnologia Educacional disse...

Professora Natalia, parabéns pelo belo trabalho.
Realmente as HQs são recursos motivadores para o ensino e aprendizagem.
Não sei se você conhece, mas tem um site bem legal gratuito em português para criar HQs, e o melhor é poder compartilhar o trabalho com outras pessoas.
Segue o link.
http://projetoinfo.blogspot.com/search/label/HQ

Natania A S Nogueira disse...

Obrigada pela visita e pela dica, Elizabete!!