terça-feira, 2 de março de 2010

Como fazer bons trabalhos escolares

Não sei os colegas professores, mas estou passando uma grande dificuldade em conseguir que meus alunos façam bons trabalhos escolares, em todos os sentidos. Para começar, eles não entendem a importância do trabalho para ele e para o professor que o está recebendo. Parece brincadeira, mas os alunos ignoram as orientações na maioria das vezes.

Quando se trata de entregar exercícios em folha separada, simplesmente arrancam uma folha do caderno de qualquer forma, sem preocupação alguma com a "apresentação", com a aparência que o dito trabalho vai ter. Tudo bem, não se julga um livro pela capa, mas para o professor que está recebendo o exercício - muitas vezes só as respostas, porque não copiam as perguntas - a sensação é de total descaso.

Lembro-me de quando era estudante que gostava de fazer pesquisas, caprichava na letra e entregava o meu trabalho escolar em papel ao maço (é assim que a gente pedia na papelaria), cuidadosamente grampeado.

Acho que este cuidado, este capricho, é tão importante quanto o conteúdo, porque passa a seguinte mensagem "eu me importo" e o professor que recebe esta mensagem se sente mais estimulado a trabalhar.

Trabalho em escola pública e privada, atualmente. Não há muita diferença neste sentido. Perdeu-se o hábito de se fazer trabalhos pensando em se fazer um bom trabalho, de todas as formas. Mas a culpa e nossa, dos professores, ou pelo menos é minha. Eu me esquece regularmente de que eles não tiveram a minha formação e que precisam de orientação para aprender a fazer melhor suas atividades de casa.

Por essa razão, ao invés de reclamar e dizer que não vou aceitar trabalhos mal feitos, resolvi partir para a ação. Montei uma apostila de orientação para meus alunos e vou distribuí-la ainda essa semana, ensinando a fazer pesquisas e dando dicas para apresentação de trabalhos, dos mais simples aos mais complexos.

Como sei que não devo ser a única que anda desanimada com a situação, eu a estou compartilhando com todos. Espero que aprovem.
ORIENTAÇÕES DE COMO FAZER BONS TRABALHOS ESCOLARES

Montei a apostila com dicas de trabalhos mais simples e mais complicados. É interessante o professor começar a aplicá-la por partes, sempre antes de pedir aos alunos que façam um trabalho. Não adianta fazer a apostila completa e entregar nas mãos deles. É preciso introduzir aos poucos o hábito de pesquisa e de confecção de trabalhos para que realmente se tenha resultado.

Ah, eu aceito críticas, correções, dicas, etc.

Nenhum comentário: