quinta-feira, 26 de dezembro de 2019

DOCUMENTÁRIO COMEMORA OS 60 ANOS DA SUPERGIRL


Neste ano de 2019 tivemos dois aniversariantes ilustres completando mais uma década de existência: Batman, que fez seus tenros 80 anos e a Supergirl, que completou 60 anos. Dos dois, o mais festejado foi sem dúvida o Homem Morcego, que além de várias matérias em sites especializados e jornais ganhou exposições espetaculares como a exposição "Batman 80 anos" inaugurada em janeiro durante o Festival Internacional de Bande Dessinée  de Angoulême, na França, com a presença de Frank Miller.

Mas e a Supergirl? O que se fez ou se falou sobre ela durante o ano de 2019?

Sobre seus 60 anos ocorreram nos diversas manifestações nos Estados Unidos, como a programação especial da Supergirl Radio, criada há cinco anos e que, durante ao ano de 2019 se dedicou a comemorar o "Supergirl's 60th Anniversar",  cuja última transmissão, antes desta postagem, foi dia 20 de dezembro (clique aqui para conferir).

A super heroína também esteve presente, no Atlanta Comic Con, em julho, com um painel apresentado por Rebecca Johnson (clique aqui para conferir o conteúdo em PDF). Além disso, seus 60 anos foram registrados em diversos textos, artigos, artes e vídeos feitos por fãs publicadas ao longo do ano.


As comemorações foram, em grande parte, resultado da popularidade recente da personagem com a série Supergirl, que colocou Kara Zor-El em cena, não mais como uma coadjuvante das aventuras do Superman, mas como estrela de seu próprio show.



Aqui no blog, publiquei uma postagem especial com a história da personagem (clique aqui para conferir). Mas, se comparada às comemorações do dos 80 anos do Batman o aniversário da prima do Superman não teve grande impacto na mídia especializada, resumindo-se a alguns poucos artigos ao longo do ano.

No entanto, neste dezembro festivo tivemos o prazer de poder fechar 2019 com uma surpresa para fãs: um documentário produzido pelo canal Cult de Cultura, do Grupo de Pesquisa Interdisciplinar em Arte Sequencial Mídia e Cultura Pop, sob coordenação de Iuri Andréas Reblin.

Dividido em duas partes, "A garota de Aço" e a "Garota do Amanhã", ele conta com a participação de diversos pesquisadores de cultura pop, como Iuri Andréas Reblin, Vanessa Camargo, Christian Gonzatti, Guilherme Miorando, Ruben Marcelino e esta que vos fala. O documentário faz uma análise histórica, sociológica e cultural da personagem e sua evolução, nos quadrinhos e nas telinhas ao longo dos seus 60 anos de existência. 


Confira os dois vídeos, logo a baixo, e conheça um pouco mais sobre esta personagem que, nos últimos anos, se tornou um dos símbolos de empoderamento feminino e de diversidade, no âmbito da Arte Sequencial. Se puder, deixe seus comentários aqui no blog ou diretamente no canal do Cult de Cultura, no youtube.


Nenhum comentário: