sexta-feira, 20 de março de 2020

O MUSEU DE LA CIÈNCIA I DE LA TÈCNICA DE CATALUNYA

Prédio principal do complexo do qual faz parte do Museu de la Ciència  i de la Tècnica de Cataluya, em Terraça, Espanha/Catalunha.
Este ano, nas férias de janeiro, tive o prazer de conhecer um com instalações muito amplas dedicado exclusivamente à tecnologia. Trata-se do Museu de la Ciència  i de la Tècnica de Cataluya (mNACTEC), ligado ao Departamento de Cultura da Generalitat da Catalunha, localizado na cidade de Terrassa, na Catalunha, região autônoma da Espanha.

Terrassa  é uma cidade com cerca de 200 mil habitantes que fica na comarca do Vallès Ocidental, cuja ocupação remonta à pré-história (com vestígios de quase um milhão de anos) e que fez parte do antigo Império Romano (Municipium Flavium Egara) e, é claro, uma cidade que passou por todo o processo de feudalização que marcou a Idade Média.  A Catalunha foi a região que primeiro se industrializou na Espanha e lá estão presentes muitas empresas, além de diversos centros universitários, como a Escola Técnica Superior de Engenharia Industrial e Aeronáutica de Terrassa e a Universitat Autònoma de Barcelona. 

Parte externa do museu.
Ele foi instalado numa antiga fábrica têxtil, a "Aymerich, Amat y Jover", construída entre os anos de 1907 e 1908, obra do arquiteto Luís Muncunill. O prédio em si é um patrimônio histórico, sendo considerado um dos maiores exemplos de arquitetura industrial modernista d a região autônoma da Catalunha.  

A ideia da criação do museu remonta à década de 1930, mas tornou-se realidade apenas em 2 de novembro de 1990, quando a Lei dos Museus declarou o lugar como museu nacional e estabeleceu-o como uma entidade independente. O prédio da antiga fábrica foi adaptado para receber a coleção que faz parte do seu acervo permanente, assim como para abrigar um grande número de peças e documentos que são exibidos nas exposições temporárias. Há ainda espaço para guarda e consulta de documentos.

As exposições fixas
O museu possui um acervo que gira em torno de 20.000 objetos, de instrumentos rudimentares utilizados na agricultura a réplicas de capsulas espaciais. As exposições fixas são as seguintes:

1. "A fábrica Têxtil”, que mostra objetos e máquinas, além de reproduzir parte do ambiente, de uma fábrica do final do século XVIII. A imagem abaixo mostra uma antiga máquina de fiar. A exposição apresenta uma mostra das diversas máquinas que foram utilizadas na indústria têxtil.

2. A exposição “Energia”, que apresenta objetos e informações, além de espaços interativos sobre a produção e uso da energia ao decorrer da história. A parte da interatividade é superinteressante, ideal para professores em visitas escolares.

3. A “LHS: Explorando as origens do Universo”, que explica a teoria física da junção de partículas para a formação do planeta terra. Infelizmente, as fotos que eu tirei não ficaram boas, por conta da iluminação.

4. “O enigma do computador”, com uma enorme coleção que mostra a evolução dos computadores, além do história do desenvolvimento tecnológico.

5. “Tudo é Química”, que apresenta fotos os elementos da tabela periódica, além de demostrar como a química influencia a nossa vida diária.

6. A exposição “O Transporte”, a maior delas, com uma coleção de objetos ligadas ao transporte, de automóveis a aviões.Uma das exposições que eu mais gostei, com modelos antigos e futuristas de automóveis, além de réplicas de aviões.






7. A “Viva Montesa”, que mostra a história da marca catalã Montesa de motocicletas (cujo modelo hoje é produzido pela Honda), com 67 motocicletas e três bicicletas. Deu até vontade de subir em uma daquelas motocicletas estilosas (pena que não podia), nem que fosse para tirar uma foto.





8. A “Homo Faber”, que conta a história das revoluções intelectuais e da evolução tecnológica oriunda delas; o “O Corpo Humano. Como estou?”: Conta características do corpo humano, explicando cada função e parte dele, de forma interativa. Também apresenta alguns dos grandes cientistas que contribuíram pra o desenvolvimento tecnológico, da antiguidade aos tempos atuais, sem deixar de fora a contribuição das mulheres.
A imagem mostra Augusta Ada Byron King, Condessa de Lovelace, uma matemática e escritora inglesa. Ela famosa principalmente por ter escrito o primeiro algoritmo para ser processado por uma máquina, a máquina analítica de Charles Babbage. Um algoritmo é uma sequência finita de ações executáveis que visam obter uma solução para um determinado tipo de problema.
9. Uma exposição sobre o arquiteto Luís Muncunill, que fala sobre a construção da fábrica na qual o museu se localiza e outros trabalhos realizados pelo arquiteto.


10. Por fim a “Mina Pública de Águas de Terrassa: A batida da cidade industrial”, que mostra como a tecnologia fez com que a água chegasse a Terrassa.

AS MINHAS IMPRESSÕES
Eu achei superinteressante a forma como as exposições foram organizadas no espaço da fábrica. Não há salas separando cada exposição, no máximo biombos. Elas possuem uma dupla função: contar a história da tecnologia e apresentar esta tecnologia, in loco, para o visitante. Algumas delas são interativas, particularmente as que tratam de energia. Outras chamam a atenção pelo cuidado que o museu teve em reproduzir objetos em seu tamanho original.

Cada mostra tem seu encanto e o museu, definitivamente, colocou a educação em primeiro lugar: é um lugar criado para receber visitas escolares e um espaço que pode se transformar em um laboratório de ensino tanto para professores da educação infantil quanto do ensino superior. E esta função pedagogia está presente em cada objeto, cada mostra.

Evidentemente, todo museu tem sua função pedagógica mas, para muitos, ela nem sempre salta aos olhos do expectador que, na maioria das vezes, se não possuí algum conhecimento prévio sobre o acervo ou o espaço não de consegue apreender tudo aquilo que o museu pode oferecer em termos de conhecimento.

Acho que esse foi o grande diferencial, pelo menos para mim, do mNACTEC. O tempo todo eu ficava pensando: - Nossa, o Rodrigo professor de física ia adora trazer os alunos aqui; - O Francisco, professor de Química ia poder dar uma senhora aula nesta exposição; - A Amanda, professora de Geografia, ia pode trabalhar geologia e energia de uma forma fantástica.


Eu, obviamente, fiquei imaginando as diversas formas pelas quais aquele espaço poderia enriquecer meu trabalho. Este é o tipo de museu que me encanta, porque ele faz minha mente brilhar, com tantas ideias e possibilidade que ele pode oferecer. E confesso que fiquei muito empolgada em poder entrar numa réplica de capsula espacial (quando era criança eu queria ser astronauta).



Se levarmos em conta que, de um modo geral, a função social do museu servira à sociedade e auxiliar e ser um instrumento para seu desenvolvimento, por meio da preservação e de um projeto educativo que transforme a memória num objeto de empoderamento coletivo, o Museu da Museu de la Ciència  i de la Tècnica de Cataluya é um dos exemplos mais incríveis de como o museologia pode auxiliar a educação.

Fontes consultadas.
MUSEU DE LA CIÈNCIA I DE LA TÈCNICA DE CATALUNYA. Site oficial. Disponível em: < https://www.mnactec.cat/>. Acesso em 3 mar. 2020.

Terrassa. Disponível em: < https://pt.wikipedia.org/wiki/Terrassa>. Acesso em 3 mar. 2020.

O Museu: Funções e Responsabilidades. Disponível em: <https://siteantigo.portaleducacao.com.br/conteudo/artigos/turismo-e-hotelaria/o-museu-funcoes-e-responsabilidades/23900>. Acesso em: 06 mar. 2020.


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