sexta-feira, 20 de maio de 2016

A HISTÓRIA E A FORMAÇÃO DA CIDADANIA

Depois de dois anos ausente, retornei com meus alunos para a Olimpíada Nacional de História do Brasil, promovida pela UNICAMP. Pois bem, achei necessário fazer alguns comentários sobre a prova da primeira fase.

Devo dizer que ela começou bem, como uma questão sobre a ocupação de escolas em São Paulo por estudantes. Em tempos sombrios como os que estamos vivendo, sob ameaça de cerceamento de temas e debates na sala de aula, onde tramitam, tanto em âmbito federal quando estadual projetos como o “Escola Sem Partido” e similares, a UNICAMP reafirma o papel das universidades em promover o debate e estimular a cidadania.

Além disso, as questões da ONHB estão sempre inovando não apenas pelos temas, mas pelo uso que se faz de documentos como fotos, pinturas, ilustrações, charges, cartuns, textos impressos e manuscritos.

Chamou-me atenção este ano o uso de páginas da História em Quadrinhos nacional Estórias Gerais, material, inclusive, presente nas bibliotecas de escolas públicas. Foi muito feliz quem elaborou a questão, tanto pela escolha do material/documento (a HQ Estórias Gerais) quanto pelo conteúdo a ela atrelado.


Eu particularmente gosto muito o exercício que é participar da ONHB. Não entro com expectativas de vitória. Claro, todos querem ganhar. Mas o que me motiva realmente é ver nascer e crescer o interesse dos alunos por temas relacionados com a História do Brasil. Acredito inclusive que eles aprendem muito mais, desenvolvem muito mais habilidades, fazendo as provas do que em sala de aula. E eu aprendo junto.

Fosse outro país ou outra época, quem sabe poderíamos optar por um estudo de História que não vise à promoção em concursos e o ingresso no curso superior. Trabalhar-se-ia com documentos e as avaliações seriam mais proveitosas e menos maçantes. Teríamos mais mentes pensantes e conscientes. Infelizmente, tais atributos não são bem vistos por uma parcela dos nossos dirigentes, então, temo possa ocorrer o contrário.

Mas enquanto ainda se respira um pouco de liberdade deixo aqui a recomendação tanto para professores quando para alunos: participem da OMHB. Você só tem a ganhar, mesmo que não fiquem entre os finalistas ou conquiste uma medalha. Na ONHB até quem perde ganha. E não tem nada ver com espírito esportivo, mas com aquisição real de conhecimento. 

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