quinta-feira, 13 de fevereiro de 2014

A CONDESSA DE BARRAL: A PAIXÃO DO IMPERADOR


Dando sequência à leitura dos livros de Mary Del Priori sobre a intimidade da família real portuguesa, encerrei esta o título que trata da Condessa de Barral e seu romance com o Imperador D. Pedro II. Como os outros livros, esse se baseia em correspondências entre o Imperador e a Condessa, diários e outros registros onde essas duas figuras históricas desfilam. 

seguindo, também, a linha dos livros anteriores, Mary utiliza tanto o Imperador quando a Condessa para reconstruir o ambiente histórico e o ambiente em que os dois circula. assim, temos desde revoltas de escravos na Bahia até a Comuna de Paris sendo abordados ao longo da leitura, paralelamente à intimidade do casal e daqueles que os circulam. Bastidores de  arranjos matrimoniais, etiqueta social, escândalos e opiniões fortes dos personagens acerca de assuntos particulares ou políticos aparecem à medida que a leitura se desenvolve. 



Luisa Margarida Portugal e Barros, que seria a futura Condessa de Barral, foi uma mulher do seu tempo e, ao mesmo tempo, à frente dele. Criada em dois mundos ( o francês e o brasileiro) reuniu em si tanto os ideias de progresso e modernidade quanto convenções sociais conservadoras, que de tempos em tempos pareciam entrar em choque. É um livro que conta a história de uma mulher forte, que circulou nos bastidores do poder no Brasil e na Europa. Monarquista, foi uma testemunha da queda do antigo regime no século XIX.

Recomendo a leitura.

Nenhum comentário: