quinta-feira, 4 de março de 2021

BIOGRAFIA ILUSTRADA DE JERÔNIMA MESQUITA


No dia 23 de fevereiro de 2021 foi lançada, em Leopoldina (MG), uma biografia ilustrada de Jerônima Mesquita, personagem muito importante, mas nem sempre lembrada, da História das Mulheres no Brasil. Nascida no Município de Leopoldina, no final do século XIX, Jerônima Mesquita foi uma figura destaque no  movimento sufragista brasileiro, tanto que o Dia Nacional da Mulher, 30 de abril, foi criado em sua homenagem.

A obra "A Mulher que empoderava mulheres" escrita pela professora Natália Montes e ilustrada pela artista plástica Simone M. Campos faz uma leitura biográfica da vida de Jerônima Mesquita numa linguagem acessível e clara. A obra é direcionada ao público infantil, ao qual é preferencialmente recomendada. 

Eu poderia definir essa obra como apenas com uma palavra "sensível". As ilustrações são de um frescor impar e comungam muito bem com o conteúdo. Embora seja um livro infanto-juvenil recomendo sua leitura não apenas para crianças mas também para jovens e adultos. E não apenas de Leopoldina, mas de todo Brasil, afinal Jerônima Mesquita é uma mulher que representa todas as mulheres, de todo o Brasil.

Como não é obra de distribuição nacional, não vai ser encontrada em livrarias, mas quem tiver interesse, pode entrar em contato com a autora pelo e-mail: nataliamontes76@gmail.com

Um comentário:

Anônimo disse...

Obrigada pela sensibilidade!
Grande abraço!