segunda-feira, 12 de junho de 2017

UM ANO DE SARAU DE POESIAS

Sarau e poesias realizado no dia 10 de junho de 2017, no Museu Espaço dos Anjos.

Este ano completamos um ano do Sarau de Poesias realizado mensalmente pela Academia Leopoldinenses de Letras e Artes, em parceria com a Secretaria Municipal de Cultura de Leopoldina. Durante este período a ALLA, através das organizadoras do Sarau Ana Cristina Miranda Fajardo e Gláucia Costa conseguiu reunir todos os meses um grupo significativo de pessoas, de 8 a 80 anos, sábado pela manhã, para contar casos, declamar poesias autorais e de outros poetas, cantar e tocar instrumentos musicais. Pessoas que moram em bairros centrais e distantes, e até em distritos vizinhos, que pertencem a classes sociais distintas, que possuem graus diferentes de escolaridade (do doutor(a) ao aluno(a) do EJA).

Para quem não sabe, um sarau é um encontro literário e artístico, que pode acontecer durante a noite, ou em qualquer horário, em lugares fechados ou abertos, com diversas manifestações culturais, tendo como uma característica fundamental ser um momento de confraternização cultural.

Quem diria que em pleno século XXI um sarau poderia envolver tantas pessoas? 

Quem disse que a cultura é um luxo de poucos? 

E quem disse que os jovens não apreciam a cultura?

Bom, eu ouvi pessoas dizendo que não daria certo e que as pessoas, hoje, não se disporiam a sair de suas casas no fim de semana para ouvir poesia ou falar sobre livros e poetas. Ainda bem que a ALLA não acreditou nestas previsões tão negativas. Prova disso é que a cada mês o número de participantes aumenta.  

E eu aposto que teremos mais um ano, mais dois anos, mais dez anos de sarau, porque as coisas boas criam raízes, dão frutos e estes frutos alimentam novas mentes estimulando-as a trilhar o caminho iluminado do pensamento.

Nenhum comentário: