segunda-feira, 26 de dezembro de 2016

A CIDADE DE LEOPOLDINA É CITADA NO FILME "NOTÓRIUS" DE ALFRED HITCHCOK (1946)


Imagem disponível em: https://gointothestory.blcklst.com/classic-40s-movie-notorious-30c7db34d35f#.769tszua6, acessp em 26 dez. 2016.
O filme Notorious, que no Brasil recebeu o título de Interlúdio, foi lançado em 1946, que recebeu duas indicações ao Oscar, e que foi dirigido por Alfred Hitchcock, tendo no elenco ninguém menos que Ingrid Bergman e Cary Grant. É um filme de suspense e espionagem que envolve um perigoso triângulo amoroso. 

Na trama, Devlin (Cary Grant) recruta Alicia Huberman (Ingrid Bergman), a filha americana de um criminoso de guerra alemão condenado, como um espiã. O objetivo era levar à justiça criminosos de guerra ligados a seu pai. Ela aceita e acaba se casando com um deles, enquanto secretamente alimenta uma forte paixão pelo seu contato com o governo estadunidense. A trama se desenvolve no Brasil. 

Mas o período pós-guerra é, também, o momento em que afloram as rivalidades entre Estados Unidos e União Soviética e um tema abordado no filme despertou o interesse do governo dos Estados Unidos: a menção ao uso do urânio na fabricação de bombas nucleares. 

Acontece que naquela época poucas pessoas sabiam disso, já que era considerado um segredo militar. Por essa razão os envolvidos no filme teriam sido investigados pelo FBI, segundo o próprio Hitchcock. 

O que torna o filme interessante para nós é que, em determinado momento, a atriz refere-se a Leopoldina (MG). Pois é, nossa Leopoldina , ao que parece, acabou entrando na lista do FBI, que suspeitou que aqui houvesse uma reserva de urânio. Mas esclareço que isso é especulação. Não existem dados que comprovem esta informação. Imagino, que o FBI não deve sair por aí divulgando dados de investigações.

Mas se levarmos em conta o contexto geopolítico do final dos anos de 1940 e a emergência da Guerra Fria, é uma hipótese que não pode ser totalmente descarada. Desde que os Estados Unidos deram largada na corrida armamentista, com as bombas atômicas usadas nas cidades de Hiroshima e Nagasaki, um ano antes do filme estrear, via-se o inimigo em todos os cantos. 

Veja a transcrição e assista a cena, curtinha, que tornou levou o nome de Leopoldina para as telas de Hollywood.

A cena acontece quase no final do filme (aproximadamente 01:27), em um diálogo entre Alice (Ingrid Bergman) e um amigo. Segue o diálogo:

- O que a Alicia precisa é de descanso, não de montanhismo. 
- Já ouvi falar das montanhas. 
- Já? Sério? 
- Sim. Sobre as lindas cidadezinhas locais. Diga-me, vai para Leopoldina?






Título no Brasil: Interlúdio
Título Original: Notorious
País de Origem: EUA
Gênero: Suspense
Ano de Lançamento: 1946
Direção: Alfred Hitchcock

Fontes:

Interlúdio.disponível em: http://www.planocritico.com/critica-interludio/, acesso em 26 dez. 2016.

Classic 40s Movie: “Notorious”. Disponível em: https://gointothestory.blcklst.com/classic-40s-movie-notorious-30c7db34d35f#.769tszua6, acesso em: 26 dez. 2016.


4 comentários:

disse...

Boa dica! Gostei do seu blog e te convido a visitar o meu. http://professorabernadete.blogspot.com/

Natania A S Nogueira disse...

Obrigada, Bernadete!
Vou visitar agora!
:-)

Plinio Alvim disse...

Muito bom, Natania! Eu também fiquei arrepiado. Vou mandar para os amigos cinéfilos.

TAdeu Graciolli disse...

Visitem o site da MArie Claire francesa e vejam um vídeo feito sobre o patrimônio arquitetônico de Cataguases......
http://www.marieclairemaison.com/,video-visite-de-la-maison-de-francisco-igniacio-peixoto-a-cataguases,200414,275005.asp