sexta-feira, 23 de dezembro de 2016

RESENHANDO "MÔNICA - A FORÇA", DE BIANCA PINHEIRO

No meu primeiro dia de férias eu acordei inspirada para fazer duas coisas que eu gosto muito: ler e escrever. Então, escolhi para ler esta manhã algo que eu tenho negligenciado: minhas Histórias em Quadrinhos. Comecei com uma muito singela, embora o título possa dar a entender o contrário. Peguei no topo da minha pilha a Graphic MSP criada por Bianca Pinheiro, Mônica – A Força.

Por tudo que eu conheço do trabalho da Bianca, a leitura foi exatamente o que eu esperava. Uma HQ sensível, que trata de um tema delicado: as relações em família. Mônica aparece não como a garota valentona do bairro do Limoeiro, mas como uma menina que participa de um drama familiar e que encontra força trazer harmonia e paz para dentro da sua casa.


Como sempre digo ser uma pesquisadora não me torna uma pessoa propriamente adequada para analisar graficamente uma História em Quadrinhos. Como todo(a) leitor(a), eu me deixo levar pelas sensações que a arte o texto me transmitem. Como leitora eu dialogo com a obra. Mas alguns recursos gráficos chamam atenção e caracterizam a obra de Bianca. 

Ela usa metáforas e brinca com a imaginação. Explora a criatividade infantil de forma a transformá-la em algo quase palpável. Eu diria que seu maior valor é primar pela simplicidade, o que não necessariamente tira da obra sua complexidade, muito pelo contrário.


Acredito que falar mais sobre “Mônica – A Força”  estragaria o prazer de quem ainda não teve a oportunidade de ler esta História em Quadrinhos. Um quadrinho, por sinal, para toda a família e que, acredito, irá despertar fortes emoções.  

Nenhum comentário: