quinta-feira, 19 de fevereiro de 2009

Saiba mais sobre os palestrantes que irão se apresentar no I SIEL


Abdeljalil Akkari

Doutorado em Ciências da Educação na Universidade de Genebra (1992). Pós-doutorado na Universidade de Baltimore (1998). De 1996 a 1998 foi professor visitante na Universidade de Maryland, em Baltimore. Foi decano da pesquisa no Haute École Pédagogique (BerneJuraNeuchâtel) até 2008. Atualmente leciona na Universidade de Genebra, como professor de “Dimensões Internacionais da Educação”. Sua pesquisa envolve desigualdades educacionais e educação comparada e, também, sobre conexões entre culturas e educação. É consultor da UNESCO. Ensinou nas universidades de Fribourg e de Genebra. Atua nas áreas de formação de professores, da instrução de minorias culturais, da análise de desigualdades educacionais e da cooperação internacional na pesquisa na instrução. Publicou os seguintes livros:

Akkari, A &. Gohard-Radenkovic, A. (Ed). (Sous presse). Coopération internationale : entre accommodements interculturels et utopies du changement ? Paris : Harmattan.

Dasen, P. & Akkari, A. (Ed.). (sous presse). Educational ideas from the majority world. Delhi: Sage India.

Akkari, A. Solar Pelletier, L. & Heer, S. (Ed). (2007). L’insertion professionnelle des enseignants. Bienne (Suisse) : Editions de la HEP-BEJUNE.

Akkari, A. & Dasen, P. (Ed.) .(2004). Pédagogues et pédagogies du Sud. Paris: L’Harmattan.

Akkari, A. , Sultana, R. & Gurtner, J-L. (Ed.). (2001). Politiques et stratégies éducatives. Termes de l'échange et enjeux Nord-Sud. Bern: Peter Lang.

Akkari, A. (1993). Modernisation des petits paysans. Une mission impossible? Tunis: Éditions Éducation & Cultures.


Camila Pompeu

Possui graduação em Bacharelado e Licenciatura Em Dança pela Faculdade de Artes do Paraná (2003), Especialização em Fundamentos do Ensino da Arte pela Faculdade de Artes do Paraná; Mestrado em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná, PUC-PR, ( A arte como prática de liberdade na formação de professores: um olhar freireano sobre o papel da expressão artística na prática pedagógica).

Atualmente é coordenadora e professora de arte - Colégio Marista Santa Maria. Tem experiência na área de Artes, com ênfase no ensino da Arte, atuando principalmente nos seguintes temas: corpo, educação, formação de professores, ensino-aprendizagem, arte, dança e escola.


Glauci Pereira Ferraz Catrinck

Psicóloga formada pela Universidade Federal de Juiz de Fora (1997). Foi bolsista de Extensão no Projeto: “Avaliação Psicológica de Crianças com Dificuldades de Aprendizagem”; trabalhou na ESCOLA MUNICIPAL SANTANA ITATIAIA, Juiz de Fora (1997) com Psicologia Escolar e atendimento em grupo a alunos com problemas de socialização.Atualmente atrabalha como Psicóloga Coordenadora do Serviço do Serviço de Enfrentamento à Violência, ao Abuso, e à Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes, em Leopoldina.


José Antônio Pinto

Licenciado em Ciências e Licenciado em Física pela Universidade Federal de Viçosa (1984). Mestrado em Ciências Naturais pela Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (2006). Professor do Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, atualmente ocupando o cargo de Diretor do Campus III (Leopoldina) do Cefet MG. Pesquisa na área de Formação Continuada professores.


Karina Saavedra Acero Cabello

Bióloga e pesquisadora peruana, mestre em biologia pela FIOCRUZ, desenvolve trabalho na área de educação em saúde.


Lívia Freitas Fonseca Borges

Possui graduação em Pedagogia pelo Centro de Ensino Unificado de Brasília, graduação em História pelo Centro de Ensino Unificado de Brasília, Mestrado em Educação pela Universidade de Brasília e Doutorado em Sociologia pela Universidade de Brasília. Professora Adjunta da Faculdade de Educação da Universidade de Brasília. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Superior e Educação Profissional, atuando principalmente nos seguintes temas: currículo, formação docente, pedagogia e educação superior.


Marco Antônio Vieira

Pedagogo (UCB-1989), Historiador (UERJ-1996), Especialista em Administração,Supervisão e Orientação Educacional (UFF-1997) e Mestre em Educação (UFF-1998). Seu foco de interesse profissional é em "História da Educação", "História do Magistério" e "Paulo Freire e a Formação de Professores". Atualmente é professor do curso de Pedagogia da Universidade Estácio de Sá e sócio-diretor de uma pequena empresa de assessoria educacional, Pedagogium - Assessoria,Cursos e Eventos Ltda.

Nenhum comentário: