quinta-feira, 8 de fevereiro de 2018

PORTUGAL É SEMPRE PARADA OBRIGATÓRIA

Vila de Óbidos (Portugal).
Uma das coisas que eu ouvi nos dois últimos anos é: mas você foi a Portugal de novo? As pessoas acham que visitar um país é bater o carimbo na imigração e conhecer uma ou duas cidades. Não é bem assim.  Já fui três vezes a Lisboa e a cada vez que vou encontro alguma coisa que ainda não vi. Ademais, Portugal é um país culturalmente muito rico e com belíssimas paisagens. Mesmo que eu fosse todos os anos passar minhas férias lá, haveria muito ainda a ser visto.

Então, sim, fui a Portugal de novo e conheci coisas novas. E pretendo voltar sempre, que fique claro, porque ainda há muitos lugares onde eu quero ir. Desta vez fiquei poucos dias em Lisboa. Eu cheguei, permaneci três dias, viajei, retornei, me reorganizei, viajei novamente e, por fim, passei meus  últimos quatro dias de férias lá antes de retornar para o Brasil.


Um dos charmosos becos
de Óbidos!
Eu escolhi Portugal como minha base na Europa. Não porque lá se fala português, embora isso seja importante, mas porque sair de Portugal para outros países é muito fácil. Além disso, fiz muitas amizades lá e quem me conhece sabe que eu valorizo muito meus amigos e gosto de estar com eles. Viajar sozinha é muito bom, mas estar com pessoas queridas, também é. Se eu puder ter as duas coisas, melhor ainda.

Mas além de reencontrar os amigos queridos, fazer compras (porque em Portugal tudo sai muito mais barato do que em outros países) eu ainda fiz alguns passeios. E o melhor deles foi a Óbidos.

Óbidos é uma encantadora vila medieval que fica a cerca de 90 km de Lisboa. Óbidos pertence ao distrito de Leiria e que  possui cerca de 12.000 habitantes. A cidade se localiza dentro de uma grande muralha erguida durante o período da ocupação romana na península Ibérica. Daí a origem do seu nome "Óbidos", que  de ópido que significa cidade fortificada. 

E é muito fácil chegar até lá. Da estação de Campo Grande, em Lisboa (ao lado do Estádio da Luz ou Estádio do Sport) saem ônibus (autocarros) de hora em hora. A passagem é barata, cerca de €7,50. Então, com mais ou menos €15,00 você faz um passeio excelente e com todo o conforto.
 
Detalhe das antigas muralhas
romanas de Óbidos.
A viagem em si é muito agradável, com lindas paisagens rurais. Você ainda tem a oportunidade de ver de perto os parques eólicos, formados por grandes torres equipadas com pás (hélices) - os aerogeradores - que ao rodarem com a força do vento, movimentam o gerador elétrico e produzem eletricidade. Eu particularmente acho fascinante esta mistura de tecnologia com a paisagem rural. 

Mas vamos voltar a Óbidos. 

Em 1148, D. Afonso Henriques, primeiro rei de Portugal, durante a Guerra da Reconquista, tomou a cidade dos mulçumanos e a ofereceu de presente de casamento para a futura esposa D. Isabel. Posteriormente a vila tornou-se propriedade de muitas outras rainhas, dando à localidade certos privilégios, sem falar que a vila recebeu cuidados especiais que podem ser percebidos no grau de preservação de seus edifícios.
Detalhe: a decoração com azulejos na entrada da vila.

E as surpresas começam já na entrada principal da vila, decorada com azulejos tradicionais portugueses, representando a Paixão de Cristo. Eu me demorei observando e fotografando o local, sob o som maravilhoso de um violino, tocado por um artista de rua. Andar pela cidade em si já é uma experiência fantástica. É como voltar no tempo. Suas lojas, as barraquinhas que vedem ginja, licor tradicional português, a base de frutas silvestres e característico daquela região, além dos tradicionais doces portugueses. E é claro, havia também as castanhas assadas.

Uma das coisas que mais me impressionou foi uma pequena igreja que fica ao lado da entrada do Castelo de Óbidos, a principal atração da cidade e onde se realizam durante o ano importante festival como o Festival Literário e o Festival do Chocolate. O castelo, assim como a muralha, não mantém todas as suas características originais porque foi muito abalado pelo terremoto de 1755. No século XX sofreu varias reformas e tornou-se a primeira pousada do Estado.
 
Igreja São Tiago que se tornou a livraria Santiago.
Mas voltando à igreja, ela me impressionou porque foi transformada em uma livraria. É a Igreja de São Tiago, que também sofreu os efeitos do terremoto de 1755 e que mesmo depois da reconstrução ficou durante muito tempo abandonada. Em 2013, o dono da livraria lisboeta Ler Devagar decidiu transformá-la em um espaço voltado à leitura: a Livraria Santiago. Desse projeto nasceu o festival literário que ocorre em Óbidos todos os anos.

Eu recomendo muito um passeio à vila. Eu já conheci muitos lugares na Europa e as vilas e cidades menores sempre me marcaram muito. Gosto da beleza da simplicidade das casas, dos pequenos restaurantes rústicos, das ruínas e do verde que se mistura à paisagem urbana. Além disso, é um passeio barato. 
Parada para tomar um vinho e fazer um lanchinho!
Viajar pela Europa (ou mesmo pelo Brasil) não precisa ser caro. Há como se divertir, descansar e aprender muito indo a localidades como Óbidos, onde observar, sentir os aromas e tomar uma taça de vinho sob a sombra de uma muralha romana pode deixar marcas muito mais profundas do que uma visita ao Louvre.


Nenhum comentário: