Meu trabalho sobre educação patrimonial foi publicado nos anais da XI SEMANA DE HISTÓRIA POLÍTICA. Segue o resumo. Caso alguém queia ler ou fazer download dos anais, é só clicar aqui!
Em busca do sentimento de pertencimento: a importância da
educação patrimonial para as cidades interioranas
Resumo: Desenvolver o sentimento de pertencimento, especialmente nas escolas, é
fundamental para que o trabalho de educação patrimonial possa apresentar resultados
significativos em uma comunidade. O jovem é o alicerce futuro de uma nação e uma nação
começa numa localidade, seja ela urbana ou rural. Por isso, a importância de conhecer para
valorizar. Conhecer a história local é uma forma de valorizar o presente encontrando no
passado os exemplos que inspirem ações futuras. Quem conhece também cuida, preserva.
Partindo desta premissa iremos apresentar possibilidades de se trabalhar educação patrimonial
com alunos da educação fundamental a partir de experiências desenvolvidas nos últimos
quatro anos no município de Leopoldina (MG). Tais experiências envolvem alunos de escola
pública e privada e têm por objetivo desenvolver o sentimento de pertencimento nos jovens
estudantes como forma de estimular seu interesse não apenas pela preservação do patrimônio
cultural mas, também, pela história local. A educação patrimonial será aqui apresentada como
uma formação para a cidadania e de promover o desenvolvimento local.
Palavras-chave: Memória, patrimônio, educação.
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