segunda-feira, 27 de fevereiro de 2017

DOTTY VIRVELVIND: A SUPER-HEROÍNA SUECA DOS ANOS DE 1940

Imagem retirada do livro Swedish Comics History, p. 45.
A II Guerra Mundial foi responsável não apenas pela criação de super-heróis nos Estados Unidos, mas também em países europeus como a Suécia. É o caso da personagem Dotty Virvelvind, pseudônimo de Dotty Burns, "a garota que faz o que quer (flickan som gör som hon vill)," foi publicadas na revista semanal Levande Livet nos anos de 1944 e 1945.

Ela surgiu como uma personagem literária, criada por Sture Lönnerstrand para um conto de ficção científica e ilustrada por Lennart Ek.  Logo depois a personagem foi adaptada para os quadrinhos, sendo desenhada posteriormente por Björn Karlsson. Dotty não é considerada apenas a primeira super-heroína sueca como também a primeira do gênero. Ou seja, o primeiro personagem sueco de superaventuras foi uma mulher.

Em seu livro Swedish Comics Histoty, Fredrik Strömberg nos conta que Dotty foi inspirada no Superman, cujos quadrinhos eram muito populares na Suécia naquele momento. Já seus desenhistas Lennart Ek e  Björn Karlsson teriam se inspirado nas aventuras de Flash Gordon, de Alex Raymond, para compor a personagem. Outras fontes apontam a Mulher Maravilha como sendo, também, umas das bases para a criação da primeira super-heroína sueca.

Na origem da personagem há elementos da superaventura que seriam explorados anos mais tarde em personagens populares como o Homem Aranha. Por exemplo, ela adquiriu seus poderes após ser submetida a uma experiência científica, quando lhe foram injetados hormônios de vários animais tais como abelha, aranha, falcão e formiga.

Em resumo a história de Dotty é a seguinte. Ela é uma moça frágil, vítima constante de assédio moral e levada a não acreditar em si mesma. Até que o soro experimental que ela recebe lhe concede superpoderes. Ela é forte, pode voar e respira debaixo d’água.  Dotty torna-se autoconfiante e começa a usar seus poderes para combater o crime.

Algumas curiosidades sobre a Dotty:

  • Suas aventuras se passam em Nova York e ela é representada como sendo estadunidense.
  • Ela tem um namorado/noivo, jornalista, a quem está sempre salvando a vida.
FONTES:
DOTTY Virvelvind. Disponível em: http://www.internationalhero.co.uk/d/dottyvirvelvind.htm, acesso em 27 fev. 2017.

STRÖMBERG, Fredrik. Swedish Comics History. Malmö:  The Swedish Comics Association, 2010.

DOTTY Virvelvind. Disponível em: https://sv.wikipedia.org/wiki/Dotty_Virvelvind. acesso em 27 fev. 2017.

2 comentários:

Dourado disse...

olá, sabe onde encontro HQs suecas do século XIX online?

abraço

http://agaqueretro.blogspot.com.br/2017/02/primeira-hq-do-parana-e-dum-catalao.html

Natania A S Nogueira disse...

Eu não sei. O tenho, tenho em livros.