segunda-feira, 24 de agosto de 2015

LANÇAMENTO DE LIVRO - QUADRINHOS E PRÁTICAS EDUCATIVAS

Frente!
A semana que passou foi intensa, em muitos sentidos. Participar das 3ª Jornadas Internacionais de Quadrinhos foi apenas uma das várias coisas que eu fiz nos últimos sete dias. Pretendo narrar todas aqui, ao decorrer da semana. Talvez o relato não venha com tantos detalhes quanto eu gostaria mas é preciso registrar este momento da minha vida que eu, particularmente, considero significativo para mim como pessoa e como profissional.

Para começar, temos os lançamentos de livros, sobre os quais eu já tinha postado anteriormente (clique aqui para conferir). Eu postei 3 livros, mas na verdade foram quatro. Pois é: participei de 4 livros! Quando a ficha caiu eu até assustei (tenho que atualizar meu lattes). 

Um destes livros tem um significado especial. "História em Quadrinhos e Práticas Educativas: os gibis estão na escola, e agora?" foi o primeiro livro para o qual eu fui convidada a participar, há cerca de uns 3 anos atrás.  O convite foi feito pelo saudoso Elydio dos Santos Neto. Ele se foi, mas seu projeto permaneceu, assim como o carinho que todos aqueles que o conheceram guardam pela sua memória. 

Verso!

Eu posso dizer que dele só tenho boas lembranças e uma delas agora vai ter um corpo físico, na forma deste livro. Eu o recebi da sua companheira, e também uma das organizadoras da obra, Marta Regina Paulo da Silva. Foi emocionante. 

Eu poderia falar muito do professor Elydio, mas acho que o que ele gostaria de ouvir é que seu trabalho aqui ainda continua, que ele ainda está presente na forma de projetos como esse. Nessa obra, feita com rigor e contanto com a participação de pessoas dedicadas à educação e defensoras das HQs, eu  vejo um escudo (não encontrei uma palavra melhor)  contra aqueles que, lamentavelmente, ainda se inibem, sentem-se inseguros frente ao que (ainda) não conhecem. Aqui, no caso, o uso dos quadrinhos na sala de aula. 
Foto coletiva com odos os autores na noite de lançamento de livros nas 3ª Jornadas Internacionais de Quadrinhos da USP
Então, se eu lancei 4 livros num evento internacional da USP um deles é mais do que um livro, é a homenagem à um homem que se dedicou ao bem comum a todos nós que apostamos em um ensino mais humano e dinâmico. Obrigada a Marta e Elydio por terem confiado em mim para participar de algo tão fantástico.

Nenhum comentário: