sábado, 4 de outubro de 2008

Artigo na Revista Praxis Educacional

Não posso reclamar do ano de 2008. Ele está sendo muito produtivo. Eu diria que o ano mais produtivo da minha vida. Publiquei vários textos em revistas e anais de encontros, isto sem contar com o livrinho que fiz junto com Lucilene Nunes. E ainda há prespectiva de novas publicações, se não para este ano para o nício de 2009.


Agora em outubro, um texto do qual participei como co-autora com o Dr. Prof. Abdeljalil Akkari está saindo pela revista Praxis Edicacional. A Revista Práxis Educacional é um periódico semestral do Grupo de Pesquisa em Políticas Públicas, Gestão e Práxis Educacionais, do Departamento de Filosofia e Ciências Humanas (DFCH), Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB). Segue o resumo do texto e a citação completa:

O ensino público e a formação de professores no Brasil: na direção de novas reformas curriculares

Este artigo examina a história da formação de professores no Brasil e aponta que o atual estado do processo de formação de docentes no país é produzido por meio de políticas públicas específicas. A baixa qualidade da educação pública expressa a falta de apoio aos profissionais de educação. Este artigo apresenta também um novo programa de formação de quadros de professores, na Suíça, baseado na estreita relação com as escolas locais.

AKKARI, Abdeljalil; NOGUEIRA, Natania A. S. . Práxis Educacional, Vitória da Conquista, v.4, n.1, p. 11-48, jan./jun. 2008. ISBN 1809-0249.

3 comentários:

Jenny Horta disse...

Parabéns Naty!! Repensar a formação do professor é questão fundamental para a melhora na educação. Sem dúvida, aos poucos parece que isto está se tornando consenso. Pelo que estou vendo do CEDERJ, parece que o esforço vai render bons frutos! Meus 2 períodos de pedagogia cursados já valeram muito mais que os três cursados há 14 anos na UFF (que abandonei!)

Natania A S Nogueira disse...

Valeu, Jenny!
Menina, uma colega minha diz uma coisa muito acertada: cada um tem seu tempo. Acho que há 14 anos atrás vc não tinha vivência o suficiente para extrair da faculdade tudo o que ela podia te oferecer. Agora é o seu tempo. Eu mesma acho que atualmente consigo enxergar e entender melhor muitas coisas. E o melhor de tudo é que quanto mais o tempo passa mais vamos aprendendo a aprender.

Tati Martins disse...

Parabéns, Naty!
Depois de 12 anos de formada, compartilho com você de sua visão. Hoje temos ainda muito o que aprender, mas muito mais maturidade e experiência para enxergar e entender o que está a nossa volta.
Parabéns pelas produções e espero que você possa sempre partihá-las conosco.

Entrei no site Junqueira & Marin, mas não encontri a Revista Práxis Educação, Fiz alguma besteira ou entendi errado?

Beijinhos,
Tati