sábado, 9 de agosto de 2008

Vida de Aleijadinho em quadrinhos e outras dicas

Ontem eu comprei na banca uma revista em quadrinhos (HQ) da Turma da Mônica Você Sabia? Aleijadinho, da Editora Globo (atualmente a Mônica está na editora Panini). É um daqueles encalhes que eles de vez em quando colocam nas bancas a um precinho bem barato (1,99). Pois bem, foi uma grata surpresa. Trata-se de um material altamente indicado para trabalhar nas salas de aula com alunos (entre 9 e 12 anos). A HQ é uma biografia em quadrinhos, voltada para crianças, mas que pode ser usada para elaborar questões para alunos até o 9º ano. Foi uma idéia muito feliz do Maurício de Sousa. Material indicadíssimo para trabalhos escolares. Ele conta a história do grande artista Barroco, Antônio Francisco Lisboa.

A revista possuí também atividades muito interessantes, além de falar das obras de Aleijadinho e trazer curiosidades. Ótimo para estudar história de Minas e período minerador. Eu recomendo. Estas revistas da série Voce Sabia? trazem muito material de história. Eu tenho muitas. Há outras, neste estilo biografia para crianças, como a que conta a história de Oswaldo Cruz e de Santos Dumond. Estas revistas vem com um selo que diz que são educativas e recomendadas para trabalhos escolares. Eu gostei realmente muito desta última que comprei, é para mim a melhor de todas.

Ah, neste meu garimpo na banca, encontrei um DVD especial lançado pela Globo News, com as reportagens sobre os 200 anos da chegada da família real no Brasil. É um encarte da revista Caras. É outra boa surpresa, pois estou preparando um material para falar sobre o tema, com o 8º ano. Já tenho a HQ Dom João Carioca, além de algumas edições especiais lançadas este ano sobre o tema. Sobre este material em quadrinhos eu fiz duas postagens no Blog da Gibiteca. Caso seja do interesse de alguém, é só clicar aqui e aqui.

8 comentários:

Artes da Glau disse...

Boa noite!
Estou cursando magistério e tenho que fazer um trabalho sobre aleijadinho, ja procurei em todo lugar e não achei, vc poderia me enviar a revista por e-mail?
glaufpaixao@yahoo.com.br
Obrigada!

Natania A S Nogueira disse...

Estou um pouco sem tempo agora, mas no final da semana eu scaneio e disponibilizo para vc, pode ser?

Anônimo disse...

Bom dia Natania. Tenho procurado muitos pelos gibis Você Sabia, da Turma da Mônica em vários 'sebos' mas não os encontro. Você teria como disponibilizar o do Aleijadinho e/ou outros que possam ser interessantes para a sala de aula ? Muito obrigada, Marcelina.

Editânia disse...

Boa noite Natania, hoje procurando por atividades sobre Aleijadinho me deparei com essa história em quadrinho sou professora de História e gostaria muito de receber esse e outros materiais se fosse possível é claro. meu email é: dita-rafael-ronaldo@hotmail.com. Desde já agradeço sua atenção.

Natania A S Nogueira disse...

Boa noite, pessoal!
Eu não tenho a revista toda escaneada para disponibilizar, mas acho que, dando uma boa busca na internet é possível encontrar, provavelmente em pdf. Quando à adquirir a revista, tentem na estante virtual, geralmente encontro tudo que preciso lá.

Unknown disse...

Oi boa noite sou professora meu nome é Cátia e estamos fazendo um projeto na escola sobre estados brasileiros e o trabalho da minha turma é sobre o estado de Minas Gerais e já procurei esta revista e não encontro vc poderia me enviar por e-mail? Agradeço de coração catiacristina42009@gmail.com. Obrigada

Unknown disse...

Natania bom dia.

Sou professora de Arte, amei esse gibi que relata a vida do Antônio,teria como compartilhar por e-mail?

professoraaline.arte@gmail.com

Agradecida

Unknown disse...

Bom dia ,como me enviar essa revista por email . alinearobert@gmail.com
Grata!