domingo, 10 de agosto de 2008

Piacatuba: 3º Festival de Gastronomia e Cultura de Piacatuba


Hoje, dia dos pais, fiz um programa bem diferente: levei meu pai ao 3º Festival de Gastronomia e Cultura de Piacatuba, que começou na quarta-feira passada, dia 06 de Agosto. A pequena cidade de Piacatuba se tornou um restaurante ao ar livre, como pratos regionais e de cozinha internacional. As garagens, varandas e quintais receberam nestes últimos dias milhares de pessoas, dispostas a degustar os mais variados pratos e de apreciar o artesanato regional.

Juntamente com o Festival de Gastronomia ocorreu, também, o 6º Festviola, que contou com a participação de violeiros de várias partes do Brasil. Estes dois eventos contam com o apoio da Energisa (antiga Companhia Força e Luz Cataguases Leopoldina) e da Lei Estadual de Incentivo a Cultura. Eu não pude assistir às apresentações dos violeiros, mas fui almoçar em um dos restaurantes. Tudo muito aconchegante e um atendimento maravilhoso. Eu e meu pai comemos Picanha na Brasa ao Molho Chutney. Aprovadíssimo (e olhem que meu pai é um dos mais severos críticos culinários que eu conheço)!

Dentre os pratos que estavam sendo oferecidos nos restaurantes da cidade, estavam: Costela Autraliana ao Molho Barbecue, Tournedos ao Molho Gorgonzola, Leitoa à Pururuca com Feijão Tropeiro, Cordeiro Marroquino, Lombo com Tutu À Mineira, dentro tantos outros. Além dos restaurantes há, também, pequenos "cafés" que oferecem salgados, tortas, doces dentre os quais estava o "Bombom de cachaça", uma tentação em tempos de lei seca. Enfim, muito bom. Pena que não pude ir todos os dias. Seguem algumas fotos que fiz hoje pela manhã, quando os restaurantes estavam abrindo.

Um detalhe interessante: toda vez que vou a Piacatuba eu consigo encontrar uma casinha diferente para fotografar. Desta vez eu me encantei com uma que é toda coberta por hera.

6 comentários:

#ProfVanessaNogueira disse...

Que lugar lindo!!! Deu vontade de conhecer!!!

bjussssss

Natania A S Nogueira disse...

Oi, Vanessa! Cada vez que eu vou lá eu gosto mais! E já me disseram que alugam casa para fim de semana baratinhas. Se vc for em "fotos" vai poder ver mais slides que eu fiz de lá!
:-)

Anônimo disse...

Obrigada, Natania.
Infelizmente não pude ir a Piacatuba mas sua notícia ajudou a matar a saudade.

Anônimo disse...

vc merece tudo isso e muito mais, pois a cidade mim pareceu com aquele ar histórico.. tem tudo haver com vc.. ok. bjs.

Natania A S Nogueira disse...

Oi, Antônia!
É muito legal! Eu estou adorando ir lá nos fins de semana. Meu pai tb está gostando e me faz companhia!
:-)

Anônimo disse...

ei natania,
estava procurando no google sobre o festival gastronomico de Piacatuba e encontrei esse site. Tive a oportunidade de conhecer o fetival desse ano e como sou estudante de turismo pretendo fazer minha monografia sobre o festival gastroomico de Piacatuba.Gostaria que voce me passasse informaçoes que voce sabe pra me ajudar. Obrigada. abraços.