Finalmente consegui fôlego para falar sobre a minha premiação no 35º HQ MIX, que ocorreu no dia 06 de dezembro, no SESC 24 de maio, em São Paulo. Pois é, minha tese de doutorado, que analisa a revista francesa Ah! Nana e o movimento feminista na Franca, na década de 1970 recebeu o prêmio de melhor tese, por unanimidade (palavras de Sônia Luyten durante a premiação).
Pois é, a ficha ainda não caiu totalmente.
Eu olho para o troféu e me questiono: "É meu mesmo?".
![]() |
Com Dani Marino |
![]() |
Com Sabrina da Paixão |
Já que eu tinha me decidido sobre falar sobre a história e os quadrinhos na França, eu não iria recuar. Não é da minha natureza deixar uma coisa pela metade. Mas parece que o universo conspirou a meu favor. Eu conheci muita gente que me ajudou e motivou. Pessoas se aproximaram de mim para oferecer ajuda, olha que coisa! Rompi barreiras de idioma e consegui o máximo que eu pude dentro dos limites que eu tinha. Sinceramente, as pessoas acreditaram mais do que eu.
O doutorado foi sofrido mas o resultado foi maravilhoso. Ao ver minha tese pronta eu me senti recompensada pelo meu esforço e pelo meu trabalho.
![]() |
Com Sônia Luyten |
![]() |
Com Claudia e Elizandia |
Muito obrigada aos avaliadores que viram potencial na minha pesquisa, muito obrigada a quem acreditou e acredita em mim. É isso que motiva acordar todo dia, a ler, escrever e produzir conteúdo. Uma tese não se escreve sozinha, ela é escrita por mãos invisíveis, as mãos de quem acredita e apoia o pesquisador/a na sua jornada.
Um comentário:
Dizer da minha admiração e carinho por você é repetir e reafirmar nossa amizade, sentimento e convivência surgida em novembro de 2011 quando aqui cheguei de mudança.
Você é uma profissional em quem procuro como modelo a ser seguido, imitado. Como amiga, uma das pessoas mais interessantes e íntegras que tive o privilégio de conhecer em todas as minhas muitas décadas de vida e de lugares onde vivi.
Parabéns, Natania, pelo exemplo irretocável de ser humano que você é. Receba minha admiração e afeto, hoje e sempre.
Postar um comentário