terça-feira, 19 de dezembro de 2023

COMENTANDO A HQ COLABORAÇÃO HORIZONTAL

 

Eu gosto de Histórias em Quadrinho produzidas em contextos históricos específicos e que trazem reflexões sobre questões importantes, muitas vezes desconhecidas do grande público pois não contam dos livros de História. É  o caso  de "Colaboração Horizontal" publicada no Brasil em 2022, pela editora Nemo. Esta HQ estava na minha lista de leitura já havia um tempo. Colaboração horizontal é um termo (que particularmente eu não gosto) aplicado às relações românticas e sexuais entre mulheres e soldados nazistas durante o período de ocupação da França pela Alemanha durante a II Guerra Mundial. 

Contextualizando, em 1940 a França caiu nas mãos do EIXO, sendo invadida pelo exército italiano e Alemão. O governo francês foi derrubada e o país foi divido. Surgiu a França de Vichy, um regime francês que colaborou com os nazistas ao longo da guerra, enquanto a outra parte do país foi ocupada por tropas alemães e, ao sul, formou-se um governo de resistência liderado por Charle de Gaulle.

Apesar do movimento de resistência e da ação de civis dentro das áreas ocupadas e das áreas livres, uma grande parte da população se calou frente a ocupação e se omitiu no que dizia respeito à perseguição de judeus e outros grupos pelos nazistas. Pode-se dizer que uma parte significativa da população francesa fez vista grossa ou declarou sua simpatia ao nazismo nestes 4 anos e ocupação. Alemães e franceses viviam e conviviam de forma despreocupada. 

Mas, com o fim da guerra, aqueles que declararam favoráveis à resistência subitamente aumentou assim como surgiu a necessidade de encontrar alguém a quem punir e responsabilizar. As mulheres foram o alvo perfeito, em particular aquelas que mantiveram qualquer tipo de relacionamento afetivo e físico com alemães, independentemente de ser consensual ou não. Essas mulheres foram humilhadas publicamente, presas e mesmo mortas, consideradas traidoras da França.

Fonte: Quora

Elas foram alvos de linchamentos morais públicos e da purga, que consistia consistia na raspagem de seus cabelos e no desfile público pelas ruas das cidades, vilas ou aldeias. Muitas das mulheres eram também despidas e marcadas com a suástica nazista através de tintura ou mesmo com ferro quente. Além de toda a humilhação, elas foram condenadas a penas de seis meses a um ano de prisão em decorrência da suposta colaboração com o inimigo. Cerca 20.000 mulheres foram alvos das purgas legais na França.[1]

Esse o tema explorado pelas autoras Carole Maurel (arte) e Mademoiselle Navie (roteiro) nesta HQ. Elas trazem no centro na narrativa a história de uma jovem mulher, casada, Rose, cujo marido era prisioneiro guerra, que vive um romance com um soldado alemão, Mark. A história começa a ser contada pela protagonista, já idosa, e acaba envolvendo muitas outras mulheres, presente nos entorno de Rose.

Na verdade, a HQ trata justamente da forma como essas mulheres viveram este momento sombria da história da França e da humanidade. Elas são submetidas á violência por parte dos homens, seus maridos e/ou vizinhos, e tentam se defender e sobreviver num ambiente hostil no qual são objetificadas e inferiorizadas. Mulheres forçadas a se prostituírem para continuar vivendo e, ao mesmo tempo, perdendo a vontade de viver quando abrem mão da sua dignidade; mulheres que lutam para ajudar a libertar a França e proteger judeus; mulheres que tentam se aceitar e se defender do olhar preconceituoso do outo.

Colaboração horizontal fala de família, de resistência, de amor, de ódio, de sentimentos múltiplos e antagônicos que se misturam num ambiente belicoso, numa sociedade com relações desestruturadas pela guerra.

Uma leitura agradável, uma obras bem produzida com arte impecável.


Nenhum comentário: