terça-feira, 21 de abril de 2020

RECOMENDANDO DORAMAS NO NETFLIX


Hoje vou fazer uma postagem bem pessoal. Quero compartilhar com quem interessas algumas dicas sobre doramas no Netflix. Pois é, virei dorameira. Aconteceu há quase um ano. Assisti um dorama chinês no Netflix, buscando algo diferente e daí vieram outros.  No final, não apenas fiquei fã como até aprendi muito sobre a cultura oriental, assim como acabei estendendo minhas pesquisas sobre quadrinhos para os webtoons coreanos.

Já fiz algumas postagens sobre doramas, chineses e coreanos, até já ensaiei meus primeiros textos científicos sobre eles. É um vício: eu sempre transformo lazer em trabalho. Mas é divertido. Aliás, estudar, pesquisar e escrever tem que ser divertido, senão eu não faço.

Mas, hoje o objetivo da postagem é indicar alguns doramas no Netflix para assistir durante a quarentena, levando em conta quem nunca assistiu séries orientais. Vou indicar apenas três, para introduzir quem nunca assistiu. No final da postagem, deixou algumas dicas para quem gostar e quiser mais. Optei pelo Netflix porque é o provedor via streaming  com maior acesso para a maioria das pessoas. Mas, para quem ficar curioso e não tiver Netflix, basta postar um comentário que eu posso indicar outros canais, alguns completamente gratuitos.

Antes de tudo acho que é bom esclarecer o porquê de eu indicar doramas, a partir da minha experiência.
  1. Eles trazem perspectivas diferentes e nos apresentam a uma cultura que ao mesmo tempo se assemelha à nossa, mas, também, é completamente diferente.
  2. A variedade de temas. Eu assisti doramas de todos os tipos: ficção científica, romance, comédia, dramas profundos, suspense, terror, aventura, policial, etc. Tem de tudo e para todos os gostos.
  3. Os clichês, nem sempre os doramas os seguem. Alguns vão ter finais surpreendentes que vão te deixar de queixo caído. 
  4. Mulheres fortes. Apesar da cultura oriental ser extremamente machista e patriarcal, há muitos doramas nos quais as mulheres se destacam como protagonistas e não dependem dos homens. Elas tomam as rédeas, assumem os riscos.
  5. A trilha sonora costuma ser muito bonita. Alguns doramas eu assisti seduzida pela trilha sonora, principalmente os k-dramas, os doramas coreanos. Não é a toa que a música coreana tem ganhado o mundo.
  6. A qualidade dos atores. Dos protagonistas aos coadjuvantes, especialmente estes últimos, são geralmente muito bons. A produção de séries move uma indústria competitiva na qual ter o rostinho bonito é importante, mas precisa saber atuar, também. Como resultado, temos algumas séries de excelente qualidade. O roteiro ajuda também, claro.
Dito tudo isso vou começar com as minhas indicações. Escolhi estes doramas levando em conta o gênero (romance, ficção, fantasia, ação), a qualidade dos atores e do texto. Não coloquei aqui doromas que já resenhei no blog, como Cheese in the Trap  (치즈인더트), Nosso LugarSecreto (独家记忆番外) Ashes of Love  ( 沉沉 如霜).

O primeiro que eu super recomento é Memórias de Alhambra (알함브라 궁전의 추억). Trata-se de uma série sul-coreana (k-drama) de fantasia e suspense, lançada em dezembro de 2018 e terminou em janeiro de 2019. Ele é uma produção conjunta da TV sul-coreana com o Netflix, com 16 episódios no total, cada um com a duração de 70 minutos.  

No elenco estão dois atores muito populares na Coreia do Sul. O protafonista Hyun Bin, que atua na TV e no cinema, é umd os meus atores preferidos. Tudo que eu assisti com ele até hoje foi muito bom. No Netflix recomendo Pousando no Amor, série que fez um tremendo sucesso, lançada no final do ano passado e que terminou em fevereiro de 2020, e o filme The Negotiation.  recomendo filmes e séries com este ator) e Park Shin-Hye, que já participou de muitas séries de sucesso na Coréia do Sul e está em algumas séries populares no Netflix como Herdeiros. A série gira em torno de um jogo de realidade ampliada que ameaça a segurança de seus usuários. Acho que falar mais do que isso pode trazer muitos spoilers, então eu prefiro ir direto ao que interessa. Os méritos da série.

O primeiro são efeitos especiais, que não deixam nada a desejar a uma produção estadunidense. O segundo, claro, o elenco, que é de primeira. Além disso, temos a cenografia, fabulosa, com locações a Coréia do Sul e em Granada, Madrid, Girona e Barcelona Espanha, além de Budapeste, Hungria e Eslovênia. E, é claro, o roteiro, que é assinado por Song Jae-jung, uma roteirista fantástica, que em 2016 ganhou o prêmio de melhor roteiro por W: entre dois mundos, meu k-drama preferido, mas que ainda não tem no Netflix.

Minha segunda indicação é uma série de ação com uma pitada de comédia e romance chamado Man to Man (맨투맨). A trama gira em torno de um agente secreto que vou designado para uma missão na qual ele vai ter que se disfarçar como guarda-costas de um astro de cinema muito excêntrico. Além de tiroteios e cenas envolvendo carros explodindo, há muitas gargalhadas. A série também tem 16 episódios, com cerca de 60 a 70 minutos de duração cada.

O elenco é muito bom, com Park Hae-Jin (protagonista de Cheese in the trap), um ator que eu particularmente gosto muito, Kim Min-jung, uma atriz que eu não conhecia, mas que tem uma carreia enorme tanto na TV quanto no cinema, e Park Sung-woong, que dos três é o melhor, em minha opinião. Este último ator está arrasando como um vilão psicopata em Rugal, K-drama de ação que está no ar no Netflix.

A série sabe equilibrar muito bem ação, comédia e romance, sem exageros. As cenas de ação são bem feitas, os diálogos inteligentes e o entrosamento entre os atores, também.

Por fim, um drama histórico/comédia romântica, que tem lá seus momentos tensos, chamado My Sassy Girl (엽기적인 그녀).  Conta a história de amo entre um estudioso (erudito) e interpretado por  Joo Won, e a princesa Hye-myung, interpretada pela atriz Oh Yeon-seo, que não é nada convencional (ela xinga, ela foge do palácio pulando o muro, fica bêbada, etc). A séria é ambientada durante a era da dinastia Joseon, mas usa linguagem coloquial, gírias modernas e faz referência à cultura pop coreana e até à literatura universal, o que torna a história mais divertida para quem consegue ler nas entrelinhas. A dinâmica entre os atores é muito boa, com destaque para os coadjuvantes. A cenografia e o figurino são lindos e o enredo também é bem fechadinho. Ainda entre as séries históricas eu recomendaria A historiadora.

Vou ficar apenas com estas três séries, mas há muitas outras, inclusive algumas que estrearam recentemente e estão nos primeiros episódios, como Eternal King. A partir do momento que o usuário opta pelas séries orientais o Netflix passa a oferecer outras opções. A dica que eu deixo para quem viu, gostou e quer mais é pesquisar por outros títulos a partir do nome dos atores.

Nenhum comentário: