sábado, 4 de maio de 2019

FAZER PESQUISA E VIRAR NOITES ESTUDANDO É FARRA?


Eu fiquei pensando se escreveria ou não escreveria algo sobre os cortes no orçamento das universidades públicas. Estou cansada e desanimada com tanta demonstração de ódio e ignorância. Mas uma das primeiras coisas que eu li hoje pela manhã foi uma mensagem justamente fazendo isso: disseminando ódio.  Aí não aguentei, tive que escrever.

Para começar, independente da sua orientação política, é inconcebível que uma pessoa defenda e comemore o fim da universidade pública. É essa universidade que forma há décadas os profissionais que fazem esse país funcionar. É dela que saem médicos, engenheiros, professores, cientistas que trabalham na descoberta da cura de doenças quem matam milhões em todo o mundo. E não acredite em tudo que lê nas redes sociais ou ouve em programas de rádio e televisão. Trabalha-se muito nas universidades e muitas vezes de forma precária. 

É completamente falsa a afirmação de que as faculdades públicas não produzem pesquisas, e sim as privadas. Das 100 universidades brasileiras que publicaram artigos científicos, entre 2014-2018, apenas 17 são particulares e a com melhor colocação é a PUC/Paraná. em 37º lugar (clique aqui para conferir). Em 2017 o Brasil era o 23º país no ranking global de qualidade científica. São falsas, também, muitas notícias de orgias em universidades que estão circulando nas redes sociais. Aliás, algo deplorável. Fico imaginando o que passa na cabeça de quem cria esse tipo de notícia e de quem acredita nela.

Muitos governos negligenciaram o ensino e a pesquisa, mas nenhum colocou ambos em risco. O Brasil hoje é um país no qual a pesquisa praticamente está sendo extinta. Com os cortes nas verbas das universidades públicas o que ainda resistia está com os dias contados. Milhões de estudantes em todo o país certamente serão prejudicados se a situação não se reverter. Então, não me peça para ser paciente com quem comemora tal coisa, sob a desculpa de que "é hora de acabar com a farras nas universidades". Que farra?

Eu me lembro, quando fiz especialização na UFJF, é das noites sem dormir, estudando. Dos fins de semana sem sair. Frequento o ambiente universitário há 30 anos, conheço vários universidades, tenho diversos amigos que são professores, em várias áreas. Alguns deles até com pesquisas citadas e premiadas no exterior. A carga horária dos professores não é pequena e eles não recebem reajuste salarial há cerca de dois anos. Queria que alguém me explicasse onde está a farra nisso tudo!

Ah, mas que o reitor X desviou verba da universidade. Ora, então isso justifica acabar com tudo? Punir quem age mal? Justo! Acabar com todo os sistema de educação pública superior por conta da má gestão de alguns? Tenha paciência!

Nenhum comentário: