quinta-feira, 23 de maio de 2019

ASHES OF LOVE - 香 蜜 沉沉 烬 如霜


Quem acompanha o blog percebeu que também tenho trocado resenhas de livros por resenhas de filmes. O fato é que eu tenho lido pouca ficção e muito texto e livro teórico (em breve postarei alguma coisa relacionado a isso). Escrever sobre o que eu gostei é a forma que eu concontrei de relaxar relaxar um pouco e dar ma pausa na rotina de estudo e trabalho.

Deng Lun, Xu Feng, deus do Fogo
Desta vez eu vou comentar sobre uma série que assisti recentemente. Ela se chama A Ashes of Love (2018), em chinês :香 蜜 沉沉 烬 如霜. Sim, é uma série chinesa, a primeira que eu assisto e possivelmente não será a última. Não me lembro de já ter feito resenha de séries aqui no blog. Se for o caso, será a primeira vez. Tentarei não dar spoilers, na medida do possível.

Eu tenho uma história com filmes chineses, que remonta meus tenros oito anos de idade, quando ia ao cinema com meu irmão nos fins de semana. Na minha cidade só havia um cinema e, nos anos de 1970, as opções eram ou filmes chineses ou filmes nacionais. Então, é natural que assistir Ashes of Love sido uma experiência nostálgica.

Yang Zi, como a fada Jin Mi. 
A série foi baseada no romance Heavy Sweetness, Ash-like Frost, de Dian Xian (procurei e não encontrei nada sobre o(a) autor(a), pelo menos não em inglês ou outro idioma).  Os principais protagonistas são os atores  Yang Zi  (Jin Mi), atriz que tem feito sucesso entre as da sua geração, e Deng Lun (Xu Feng), que ganhou notoriedade com seu papel na série.  Ashes of Love estreou na TV Jiangsu em de 2 de agosto de 2018 e atingiu a marca de 15 bilhões visualizações até janeiro de 2019. 

Run Yu, Deus da Noite
Ashes of Love se passa num tempo muito antigo, quando o mundo era dividido em seis reinos, sob a supremacia do Reino Celestial, morada dos Imortais. Não entendo de mitologia chinesa, mas creio que a narrativa se baseia nela. Uma coisa com a qual se tem que acostumar na série é a questão da contagem do tempo. Três anos para deuses, fadas e demônios são como três dias para nós. Então fala-se em um século como se não fosse nada e a maioria dos personagens possuí muito mais de 4 mil anos. 

A história começa com o nascimento de  Jin Mi, filha da Deusa Floral, Zifen, que assim que a criança nasce toma uma medida drástica. Dá a ela uma pilula enfeitiçada que vai impedir que a menina conheça o amor romântico. Ou seja, ela nunca vai se apaixonar. A deusa tem um visão na qual prevê o futuro de Jin Mi, que irá sofrer uma grande provação de amor. A Deusa, cujo coração havia sido quebrado, não desejava o mesmo destino para a filha. Em seguida a Deusa Floral morre, deixando as filha sob os cuidados das fadas do Reino Floral, que deviam criá-la em segredo. 

Deusa Floral, Zifen, preparando a pílula mágica para a filha.
Ao longo da série vamos descobrindo as razões que levaram a deusa Floral a agir dessa forma e acabamos compreendendo o desespero da mãe após o nascimento da filha. Ela realmente quer poupá-la do sofrimento. Ela ordena ainda que a filha fique confinada durante 10.000 anos no reino Floral, protegida por uma barreira de água mágica, para impedir que ela se envolvesse com pessoas estranhas. O isolamento fez com que Jin Mi, com seus 4.000 fosse uma moça ingênua, sem maldade ou qualquer traquejo social, como uma criança. 

Jin Mi e sua mãe adotiva, a Fada Floral.
Mas Jin Mi não é completamente desprovida de sentimentos, ela nute afeto por seus amigos e pelas fadas que a criaram. Ela é bondosa e generosa, só não conhece o amor romântico. Daí, dá para para perceber que a série gira em torno de Ji Mi, que vai descobrindo aos poucos sua origem e aprendendo a amar. 

Tudo muda quando o filho caçula do Imperador Celestial, Xu Feng, o Deus do Fogo, sofre um atentado e vai parar no Reino Floral, sendo socorrido por Jin Mi, que o confunde com um corvo. O príncipe, na verdade era uma Fênix. Mais tarde, outros personagens de envolvem na trama, como o irmão mais velho do deus do fogo, o Deus da Noite, Run Yu.

Xu Feng, Deus do Fogo, com sua armadura de guerra.
Não há como contar mais sem dar alguns, na verdade, muitos spoilers. Mas posso adiantar que a série tem alguns elementos que prendem o expectador e é quase impossível assistir apenas a um episódio. Ela começa leve e muito divertida, depois fica mais intensa, principalmente à partir do episódio 35. Para os mais sensíveis ela vai tirar risos e muitas lágrimas. É impossível não torcer pelos protagonistas nem ficar ansioso para saber o que vem depois. 

Palácio Real, no reino Celestial. Adorei a cenografia e os figurinos.

É uma série de fantasia, que usa de muitos recursos visuais, mas não achei que houve exagero, pelo menos dentro do que a temática sugere. A atuação dos atores também é muito boa, tanto dos mais jovens quanto dos veteranos. Os figurinos são lindos e a trilha sonora é maravilhosa. Além disso, podemos encontrar na série elementos tradicionais da cultura chinesa, assim como muitas pérolas da filosofia oriental.

Ótima pedida para o fim de um dia de trabalho ou um final de semana em família. Ashes of Love está disponível no  Netflix, com 63 episódios.

Ouça a trilha sonora!

4 comentários:

Unknown disse...

Serie fantástica, figurino incrível, muita perfeição nos cenários, a atuação É fantástica, não poderia ser melhor, a mistura de mitologia com costumes da antiguidade chinesa. Faz muito tempo que não me sentia tão atraída por um tema.

Tânia disse...

A única série que assisti duas vêzes seguidas, a ingenuidade da Jenmi coisa tão difícil em nossos dias cativa, e o amor e a paciência do Xufeng são inigualáveis...é um encontro de almas realmente. Lindo, muito lindo mesmo, tá difícil me desapegar dessa série.

Lourdes Andrade disse...


Adorei a resenha. Muito reveladora. Gostaria de receber outras resenhas sobre séries asiáticas. Sou da cidade de Santos/SP

Unknown disse...

vdd