domingo, 28 de abril de 2019

ALICE: UMA HISTÓRIA DAS MULHERES QUE LUTAM CONTRA O CÂNCER



Já há algum tempo estou para resenhar a HQ "Alice num mundo real", mas devido aos compromissos de trabalho e do doutorado eu acabei protelando e cabei sendo engolida pela rotina. Mas vamos lá!

O quadrinho é uma produção espanhola publicada em Portugal não estando, portanto, disponível para compra no Brasil. Uma pena, porque ele trata de um tema de interesse de todas as mulheres, penso eu: o câncer de mama, ou como é chamado por lá, cancro da mama.

Alice é uma jornalista com um ritmo de vida agitado e frenético, que um belo dia se dá conta de que está com câncer de mama e sua vida vira de pernas para o ar. Tanto o trabalho, que ocupava boa parte do seu tempo, e sua vida pessoal tiveram que ser adaptados a uma nova realidade. Nessa realidade, Alice fica durante um tempo perdida, sufocada pela atenção muitas vezes opressora dos amigos e passa a se sentir vulnerabilizada por conta da doença.

Alice num mundo real é um quadrinho que faz refletir sobre a fragilidade do corpo humano e de como o estado psicológico de uma pessoa reflete essa fragilidade. A HQ fala da superação não com o objetivo de trazer uma grande lição moral sobre a perseverança e a força da mulher que luta contra o câncer. 



Ela mostra o dia a dia dessa luta, que não é glamorosa, nem se pode traduzir a partir de frases de efeito. Por vezes é tão trágica que chega a ser cômica. Isabel Franc usa muito do recurso humorístico em toda a narrativa, mas sem que ela perca a seriedade devida.


Esta HQ de Isabel Franc poderia ser considerada autobiográfica, embora a autora esclareça desde o início que, apesar dela de basear na sua própria experiência, é uma história de muitas pessoas, que vivenciaram fisicamente ou acompanharam amigos, parentes e parceiros (e a autora faz questão de frisar que isso envolve homens e mulheres) no drama que é a batalha contra a doença, da descoberta à recuperação.

Alice poderia ser qualquer pessoa, homem ou mulher, que passa por uma experiência que muda sua percepção acerca de várias coisas, que a joga no fundo de um poço do qual ela precisa sair para recuperar o controle da sua vida, que não será jamais a mesma, claro, mas que pode ser uma boa vida, a depender do direcionamento que ela lhe der.

A autora, Isabel Franc, é espanhola, nascida em Barcelona, assim como a ilustradora, Susanna Matín. Alice num mundo real foi publica em Portugal pela editora Levoir, em 2011.

Nenhum comentário: