domingo, 23 de dezembro de 2018

ARTIGO SOBRE HUMOR NOS QUADRINHOS SUECOS PUBLICADO NA REVISTA ÁRTEMIS

Meu presente de Natal adiantado: saiu o v. 26, n. 01 da Revistas Àrtemis, com o dossiê: O humor das mulheres e as mulheres no humor. Publiquei um artigo na revista (o melhor texto que eu escrevi em 2018, na minha opinião) e convido a todos que se interessarem visitarem o site do periódico. E não façam isso só por mim: há excelentes artigos sobre quadrinhos e humor na publicação. A publicação pode ser acessada clicando aqui!

Seguem o resumo e o abstract do meu artigo!

Um breve panorama do humor nos quadrinhos feministas suecos a partir da obra de Nina Hemmingsson, Malin Biller e Liv Stronquist 
A brief overview of the humor in Swedish feminist comics from the work of Nina Hemmingsson, Malin Biller and Liv Stronquist


RESUMO 
A Suécia é um país que possui tradição tanto na produção quanto na participação das mulheres na cena dos quadrinhos. Mas, no início do século XXI estas mulheres passaram a ter um papel ainda maior graças a todo um contexto sócio-político que conduziu a Suécia a grandes mudanças. Foi importante nesse processo o movimento feminista e a disposição da sociedade em debater acerca da equidade de gênero. Os quadrinhos tiverem seu lugar nesse debate através de produções com um viés feminista, no qual o humor teve uma presença marcante. Para o presente artigo, utilizamos, como exemplo dessa produção, os quadrinhos de três autoras pertencentes a essa nova geração: Nina Hemmingsson, Malin Biller e Liv Strönquist. Por meio desses quadrinhos, notadamente satíricos, é possível notar a construção e descontração dos papéis de gênero assim como do próprio discurso feminista, que dá aos quadrinhos a qualidade de tecnologias de gênero. Palavras-chave: Suécia, Histórias em Quadrinhos, gênero. 

ABSTRACT 
Sweden is a country where we can see traditions both in production and in women’s participation in comic books scene. However, in the early 21st century these women started to have a bigger role thanks to the socio-political context that led Sweden to great changes. The feminist movement and the society will to discuss about gender equality were important in this process. Comic books had their place in this discussion through feminist productions where humor had a strong presence. In this article, we had comics of three authors belonging to this new generation as examples of these productions: Nina Hemmingsson, Malin Biller and Liv Stronguist. By means of these comics, clearly satirical, it is possible to notice the construction and informality of the gender role as well as the feminist discourse itself which offers gender technology quality to the comics. Keywords: Sweden, Comics, genre.

A Revista Ártemis é um periódico semestral, interdisciplinar, vinculada aos Programas de Pós Graduação em Sociologia e Programa de Pós Graduação em Letras da UFPB, dos quais recebe financiamento para editoração. Seu conteúdo é voltado para a "divulgação da produção científica no campo dos estudos de gênero, feminismos e sexualidades, dentro de uma perspectiva interdisciplinar, aborda fenômenos socioculturais a partir de análises históricas, literárias, culturais, psicológicas, etc. Os objetivos são: contribuir para a construção de novas abordagens teóricas e metodológicas de investigação e reflexão; e, difundir artigos nacionais e internacionais, pesquisas originais, resenhas e traduções" (*). 

Aproveito a postagem para divulgar a chamada para publicação de artigos da revista Tempo & Argumento - revista de história do tempo presente, para o dossiê: Mulheres, Humor e Cultura de Massa. Mais informação, clique aqui!

(*) Dados retirados do site do periódico.

Nenhum comentário: