segunda-feira, 24 de dezembro de 2018

ALGUMAS PALAVRAS SOBRE MARY POPPINS - O FILME ORIGINAL


Assisti este fim de semana Mary Poppins, a produção original de 1964, disponível para os assinantes do Netflix. Eu nunca havia assistido ao filme, embora eu o conhecesse por fragmentos que passavam em um programa chamado Disneylândia transmitido pela TV Globo, aos domingos. Era por meio dele que eu tinha contanto com os clássicos da Disney, os quais só pude finalmente assistir na íntegra bem mais velha, quando tive condições financeiras para comprar DVDs. Imagino que com muitas outras pessoas da minha geração aconteceu o mesmo.

Eu já fui muito questionado por gastar meu dinheiro com filmes infantis. Pois bem, quando criança fui bombardeada pela propaganda da Disney e nunca tive a oportunidade de ir ao cinema em uma cidade grande para ver um desses clássicos. Muitos, aliás, foram produzidos antes que eu nascesse. Quando adulta e já trabalhando e procurei suprir este vazio da minha infância. 

Além disso eu questiono quem acha que todos os  filmes/animações produzidos pela Disney neste período e mesmo na atualidade são realmente "coisa para crianças".  Eu vejo os clássicos da Disney como filmes para toda a família, ou seja, para todas as idades. Acho, inclusive, preconceituoso querer limitar este tipo de produção apenas para o público infantil, como se todos nós não tivéssemos sido crianças um dia e este filmes não representassem nada na nossa formação cultural e até mesmo moral. 

Eu não tenho vergonha de assistir animações no cinema, por exemplo, e não preciso levar uma criança comigo para manter a aparência. Adultos presos a preconceitos tolos que estabelecem regras com relação ao que pode ou não ser divertido são adultos infelizes. Não é o meu caso.

Mas retornando a Mary Poppins, não sei se conseguirei ir ao cinema para a estreia da nova versão da produção, mas seria inconcebível não assistir ao original, até porque sempre é bom ter um parâmetro para comparação. Não sou crítica profissional de cinema, mas na minha opinião o desempenho do elenco original foi fantástico.Mais de 50 anos depois, o filme ainda conseguiu me encantar.  

Gosto da atmosfera dos filmes antigos e das animações feitas sem auxílio de recursos digitais. Os cenários dos filme são simples e teatrais, mas exatamente por isso muito encantadores. A história em si traz referências muito interessantes, como a participação da sra. Banks no movimento sufragista ou as críticas ao sistema financeiro predatório representado pelos bancos. Eu não vejo nada de infantil nisso, pelo contrário.

Mas, acima de tudo, é um filme moralista e que valoriza o amor e a família. Claro, um filme de 1964 irá trazer a família tradicional, mas creio que a mensagem vale para todas as famílias: o cuidado que se deve ter com a infância.

As crianças precisam da atenção dos pais,  por mais independentes que pareçam ser. A presença deles (ou de pelo menos um deles)  é fundamental para sua formação. É claro, os pais não devem deixar de lado seus interesses, mas devem incluir seus filhos entre as suas prioridades. 

Não acho, por exemplo, que uma mulher DEVE esquecer sua carreira para cuidar dos filhos, mas ela pode fazer as duas coisas sem que uma prejudique a outra. Também acredito que os homens devam dividir com as mulheres a criação dos filhos de forma igual. Não existe isso de separar o que é função do pai e da mãe na educação dos filhos afinal a criação dos filhos é uma parceria ou pelo menos deveria ser. 

Trabalhar o dia todo não é desculpa para não ter tempo de abraçar o filho/filha e perguntar como foi seu dia na escola. Eu não sou mãe, mas sou filha e eu sei como a atenção dos meus pais ou mesmo a falta dela, marcou minha vida.

Por fim, espero que a continuação de Mary Poppins possa trazer uma produção que faça jus à produção original, para a diversão dos mais jovens e a nostalgia dos mais velhos.

Nenhum comentário: