Está sendo lançado
durante a II Jornada Temática de
Histórias em Quadrinhos na UNIFES, de Guarulhos (SP), o terceiro volume de Quadrinhos e Educação, série organizada
por Amaro Braga e Thiago Modenesi, que traz artigos de vários
pesquisadores, muitos deles, inclusive, membros da ASPAS (Associação de
Pesquisadores em Arte Sequencial) da qual faço parte.
O livro está
dividido em três partes. A primeira traz artigos sobre o uso dos fanzines como
recurso pedagógico. A segunda parte fala dos quadrinhos e espaços como
gibitecas, ressaltando seu uso pedagógico. A parte final traz indicações de
como se trabalhar com quadrinhos em sala de aula. Estou participando com um
artigo sobre gibitecas, a convite da colega aspiana Dani Marino.
Confira!
PARTE 1:
QUADRINHOS, FANZINES E PROPOSTAS PEDAGÓGICAS
Os Fanzines como
recurso didático no contexto universitário da baixada fluminense: narrativas e
representações dos bairros - Clézio dos Santosár
Os saberes na
formação docente: a produção de Fanzines no curso de licenciatura em química -
Marcio Roberto da Silva Garcia
Quadrinhos e Fanzines
no ensino de ciências e saúde no Brasil: mapeamento e caracterização das
publicações e metodologias - Danielle Barros Silva Fortuna/Paulo Roberto
Vasconcellos-Silva/ Tania Cremonini de Araújo-Jorge
PARTE 2: QUADRINHOS
E SEUS ESPAÇOS PEDAGÓGICOS
Gibitecas como
espaços de formação de leitor e exercício da cidadania - Daniela dos Santos
Domingues Marino/Natania Aparecida da Silva Nogueira
Educação nas Histórias
em Quadrinhos de super-heróis: a percepção dos leitores - Fábio da Silva
Paiva/Thiago Vasconcellos Modenesi
As Histórias em Quadrinhos
na educação infantil como ferramenta de aprendizagem - Rosa Alicia Nonone
Casella/Thiago Vasconcellos Modenesi
BLOCO 3: QUADRINHOS
E SEUS USOS POTENCIAIS NA SALA DE AULA
Avenida Paulista:
educação em forma de quadrinhos - Ranieri Lima Dib
Personificação de
estereótipos em Hetalia: Axis Powers e o ensino de História Geral no Brasil -
Janaina Freitas Silva de Araújo/Amaro Xavier Braga Jr
O HUMOR DAS
TIRAS-EM-QUADRINHOS NA EDUCAÇÃO PARA A DIVERSIDADE SEXUAL - Amaro Xavier Braga
Jr/Denise Maria Margonari
Tintin no Congo e a
lei 10.639: conflitos e acordos para aplicação em sala de aula - Savio Queiroz
Lima
O livro é indicado
para professores de todos os níveis e complementa o belo trabalho que vem sendo
feito pelos organizadores da coleção nos últimos dois anos, oferecendo aos
profissionais do ensino ferramentas para utilizar das mais variadas formas as
Histórias em Quadrinhos nas salas de aula.
4 comentários:
Sugiro que divulguem HQ brasileira e japonesa (mangá) também.
Agradeço a sugestão, Stefano. Eventualmente até divulgamos, mas não é prioridade do blog, que é mais voltado para pesquisa e ensino.
mas há HQs e mangás que certamente possuem temas que servem pra pesquisa.
Sim, existem, e existem muitos pesquisadores que trabalham com todo tipo de material. Valéria Fernandes, por exemplo, pesquisa mangá. No blog dela vc pode encontrar muita coisa (Shoujo Café) e há outros autores. Eu tenho interesse por determinado tipo de HQ e compartilho o espaço com outras pesquisas. Como eu disse, não é uma prioridade deste blog tratar apenas de pesquisas sobre quadrinhos, embora eu o faça com certa frequência :-)
Postar um comentário