quarta-feira, 23 de dezembro de 2015

AS 10 POSTAGENS MAIS LIDAS DE 2015


Como tenho feito nos últimos anos, segue um balanço das publicações mais acessadas do blog BRASIL: HISTÓRIA e ensino. Em parte, uma brincadeira, em parte uma forma de saber o que as pessoas mais procuram no meu blog. Segue a relação, com alguns comentários:
  1. A postagem que teve o maior registro de acessos (409), foi sobre a abertura das inscrições par ao II Entre ASPAS (clique aqui para visitar a postagem), encontro de pesquisadores de arte sequencial que acontece em Leopoldina a cada dois anos. Ao que parece, o encontro chamou a atenção de um número relativamente grande de pessoas que se interessam pela pesquisa, principalmente sobre Histórias em Quadrinhos.
  2. Em segundo lugar veio a chamada para o encontro com a cartunista Trina Robbins, em São Paulo, que reuniu várias quadrinistas brasileiras, ávidas por conhecer esta pioneira na produção e pesquisa sobre quadrinhos nos Estados Unidos. Foram 305 visualizações (clique aqui para conferir a postagem).
  3. Em terceiro lugar, está a postagem que disponibiliza o texto da minha pesquisa inicial sobre a revista Ah Nana! (clique aqui para conferir), publicada na França, na década de 1970. Na postagem eu disponibilizo o texto que apresentei no encontro Nacional da ANPUH, ocorrido em Florianópolis (SC), com exatas 200 visualizações.
  4. Em quanto lugar está o balanço do encontro realizado na Gibiteca Henfil, com Trina Robbins (clique aqui para conferir a postagem), com um total de 172 visualizações.
  5. A quinta postagem mais visitada (167 visualizações) também é sobre Trina Robbins, uma entrevista que eu fiz com a autora, parte da minha dissertação de mestrado (confira aqui).
  6. Em sexto ficaram minhas impressões do XXVIII Simpósio Nacional de História, realizado na UFSC, em Florianópolis. A ANPUH, pra quem não conhece é a Associação de História, Sou associada desde 1994, se não me engano, mas frequento os encontros dede 1990. Foram 141 visualizações (clique aqui).
  7. Em sétimo lugar esta a chamada para o V Colóquio Nacional História Cultural e Sensibilidades, com 129 visualizações (confira aqui).
  8. Em oitavo lugar está minha nota sobre o falecimento da professora Maria Carolina Galzerani Bovério. Acho que foi a primeira vez que publiquei algo do tipo, como foi a primeira vez que tive que lamentar pela perda de uma professora e pesquisadora com quem infelizmente convivi pouco, mas  que teve uma grande importância em alguns momentos da minha vida (clique aqui para ler a postagem). Foram 117 visualizações.
  9. Em nono lugar ficou o balanço final do II Entre ASPAS, com 115 visualizações (clique aqui para conferir).
  10. Por fim, está o relato com as minhas impressões sobre a3ª Jornadas Internacionais de Quadrinhos da USP/ECA, que aconteceram em agosto. Foi minha primeira participação (clique aqui para conferir). Foram 104 visualizações.
2015 não foi um ano em que eu em tenha feito muitas postagens. Na verdade, até escrevi bastante, mas dividi minha produção com mais dois blogs, o que acadou diminuindo a frequência das minha publicações. Elas, também, foram mais direcionadas para meu trabalho com quadrinhos. Publiquei relativamente pouco sobre educação e História de Leopoldina.

Nenhum comentário: