quinta-feira, 1 de agosto de 2013

Imagens de Recreio na década de 1920

Quando acho que o facebook não ia me trazer nada além dos convites para jogos que eu detesto, aprece uma relíquia que me me fez ganhar um dia. Um vídeo com cenas de Recreio na década de 1920. Oras, nessa época, Recreio ainda era distrito de Leopoldina, portanto são cenas que fazem parte da história de Leopoldina.

Trata-se do registro das curas milagrosas do Professor Mozart, médium espírita que atendia na Estação de Recreio. Apresentado por Nóbrega da Cunha, Secretário da Sociedade Brasileira de Estudos Psíquicos. A divulgação das curas mediúnicas do Centro Espírita de Recreio era feita pelo jornal Vanguarda, através do seu jornalista Rubey Wanderley. 

O vídeo conta, entre outras coisas, com um registro da presença do chefe político local, o Deputado José Minteiro Ribeiro Junqueira. Ele mostra cenas do cotidiano e a ferrovia ainda em funcionamento, com passageiros chegando e embarcando. Há ainda a arquitetura da época,sobrados, casas, hotéis e outros ambientes. temos também uma amostra do vestuário característico da época, muito diferente daquilo que normalmente vemos nas novelas.


E vai o crédito a quem é de direito. O vídeo foi divulgado no facebook por Leonardo Ribeiro, pesquisador em Recreio.

Nenhum comentário: