quinta-feira, 15 de outubro de 2009

Dia do professor


Não sou muito boa em mensagens, então preferi fazer uma reflexão sobre o Dia do Professor. Dias festivos existem para que a gente possa lembrar daqueles que fazem diferença na nossa vida. Infelizmente temos que ser lembrados de que temos que agradecer a nossos pais, mães e professores pelo papel que eles desempenham na nossa vida.

Quando eu era jovem estudante ouvia muito as expressões "o magistério é um sacerdócio" ou "professora é segunda mãe". Fico pensando que não nasci para vida religiosa e que criar o filho dos outros também não está nos meus planos. Professor é um profissional como qualquer outro, que desempenha funções pré-estabelecidas, determinadas pela sua profissão.

Mas há professores e educadores. Os educadores se comprometem com seu trabalho e se envolvem com seus alunos. É fácil ser professor, mas é difícil ser educador. O professor que simplesmente cumpre com sua função cria uma barreira que o impede de interagir com seus alunos. Ele não cria laços afetivos e sonha com a aposentadoria.

O educador acha que pode melhorar, que precisa inovar. Se criar, sem interagir, sem partilhar experiências com seus alunos ele se sente vazio. O educador não consegue apenas cumprir com a sua função.

Acredito que nós todos saímos da academia como professores mas é apenas na escola que aprendemos a ser educadores. E é um aprendizado difícil. Muitos não aguentam a pressão da profissão e preferem continuar apenas professore. Mas aqueles que não se deixam abater, estes se tornam educadores.

Não estou discriminando ou me prendendo a rótulos. Pelo menos esta não é a minha intenção. O ponto em que quero chegar é o objetivo da nossa formação. Ela não acaba na faculdade, mas começa na escola. Infelizmente, a escola está pronta para receber o professor, mas não colabora para a formação do educador.

O professor desestimulado, super atarefado, com dois ou três empregos acaba muitas vezes desestimulado. Esta falta de estímulo reflete no aprendizado dos alunos pois impede uma troca de conhecimentos sadia e natural. Vejo propagandas na TV, onde o MEC diz que o professor é a chave para o desenvolvimento do país e pede que as pessoas procurem a carreira do magistério - algo bem patriótico, por sinal.

Então, faltam professores?

Certamente!

Mas faltam ainda mais educadores, que precisam de estímulo, de motivo para querer fazer a diferença. Falta lembrar que todos somos diferentes e que uns precisam de mais estímulos que outros. Falta a escola entender que precisa ajudar a transformar professores em educadores. Precisamos de mais ação e menos propaganda.

5 comentários:

Unknown disse...

OI NATANIA! MUITO SÁBIA SUA REFLEXÃO, É EXATAMENTE ASSIM QUE VEJO A EDUCAÇÃO E OS QUE ESTAM ENVOLVIDOS COM ELA, COMO VOCÊ DISSE, TEM OS PROFESSORES E OS EDUCADORES, E PRECISAMOS DE MAIS EDUCADORES PARA A TRANSFORMAÇÃO ACONTEÇA.
UM GRANDE BEIJO!
JAYANE

Unknown disse...

Olá Natânia! Adorei a mensagem e tbm penso dessa forma. Para que haja mudança na Educação, os professores tem que refletir sobre seu verdadeiro papel na Educação e começar agir para que haja transformações satisfatórias. Ser professor é fácil, existem hoje vários meios para fazer uma faculdade. Mas, ser educador é diferente. Ser educador é maravilhoso e temos que nos comprometer por aquilo que nos foi concedido. Quero muito lutar por uma Educação de qualidade e transformadora, fazendo da Educação algo prazeroso. Parabéns! Vinícius Campos

Claudia Conte disse...

Grande Natania! Agradeço suas palavras, e também te parabenizo, inclusive porque em meio a todas as suas inúmeras tarefas, você não deixou de registrar esse dia com suas reflexões. Mas peço licença para contrapor em parte o que falou. Quando você faz a separação entre professor e educador, penso que na verdade essa separação não existe. Para ser professor, temos que ser educadores. É da natureza da profissão Professor, ser educador. Se alguém que está nesta função, não é educador, então na verdade essa pessoa não é um professor. A ética do professor enquanto profissional, é a de uma pessoa que escolhe ser um educador profissional e para isso, precisa ter competência técnica, acreditar e agir e acima de tudo, ter "competência humana". Isso é ser professor, aquele que escolhe formar pessoas, produzir homens. Um grande e forte abraço e parabéns por "ser professora"!

Natania A S Nogueira disse...

Pois é, Claudia, eu às vezes me sinto um pouco perdida na escola, de forma geral, com muitos colegas que falam da profissão como um fardo e dos alunos como uma inconveniência. Por isto eu acabo separando os dois.Digamos que há pessoas que estão como professores e pessoas que são professores educadores. Suas colocações são ótimas.
Um bom dia do professor.
:-)

Natania A S Nogueira disse...

Jayane e Vinícius! obrigado pelos comentários e pelas suas próprias reflexões. Estou adorando esta postagem, pela troca de idéias que ela está proporcionando.
:-)