sexta-feira, 30 de janeiro de 2009

Arquivo Histórico de Leopoldina: um sonho que está se tornando realidade

Depois de mostrar as fotos do arquivo e conversar com a Secretária de Cultura (Maria Lúcia Braga) e o Presidente da Câmara (Totõe), contando com o apoio dos vereadores Edivaldo e "Tizinha", além, é claro, de colegas do conselho de patrimônio e funcionários da Câmara, tenho a satisfação de poder noticiar que estamos transferindo a documentação antiga da prefeitura para um espaço cedido pela Câmara que poderá, futuramente, abrigar o arquivo da Câmara e o Arquivo Histórico de Leopoldina.

Hoje começamos a retirar os documentos, dentre os quais estão livros de atas de reuniões, datados de 1877. Acredito que possamos encontrar documentos ainda mais antigos. Apesar do aparente estado de deteriorização, boa parte da documentação do século XIX está legível. As capas, muitas estão irrecuperáveis, mas o "miolo" está quase perfeito. Ironicamente, a documentação mais recente está em pior estado.

Há caixas e mais caixas de documentos totalmente inutilizados, vítimas de insetos e da umidade. A forma como os documentos foram jogados também contribuiu para sua deteriorização. Fiquei espantada quando encontrei, em meio às caixas e livros espalhados na sala uma caixa de remédios, vencida. Olhando em volta, encontrei embalagens de plástico de uso farmaceutico. Fico imaginando o que muitas pessoas acham que arquivo e depósito de entulho é a mesma coisa. Mas acredito que muita coisa pode ser recuperada e prefiro não pensar no que se perdeu, mas no que ainda pode ser recuperado.

Estamos discutindo a possibilidade de, em breve, trazer a Leopoldina especialistas em arquivos e em recuperação de documentos da UFJF pra prestar consultoria e promover o treinamento de funcionários da prefeitura para o trabalho de organização e restauração do acervo. Seguem as fotos do nosso primeiro dia de trabalho.

5 comentários:

Anônimo disse...

Querida Natania,
É muito bom saber que os órgãos públicos estão preocupados em preservar o nosso patrimônio cultural.
Sinto muito orgulho de você.
Do amigo
Fernandão
http://www.alcyrvermelho.com.br/arquivo_historico.htm

Valéria Fernandes disse...

Natania, parabéns pelo trabalho. Sua luta está sendo recompensada.

Suzana Gutierrez disse...

Oi Natania

Parabéns por esta iniciativa. A cidade terá muito que agradecer a vocês.

E que riqueza de trabalho poderá ser feito junto com os alunos.

abraço!

Natania A S Nogueira disse...

Obrigada, pessoal! Mas ainda tem muita coisa para fazer (e carregar). É preciso selecionar a documentação, higienizar, restaurar e colocar à disposição da comunidade. Espero que até março possamos passar para a segunda fase, que é limpar e organizar. Até lá o Conselho de Patrimônio estará em efetiva atividade e espero que mais pessoas estejam envolvidas no processo. Da minha parte, é um trabalho voluntário, mas não necessariamente desinteressado. É um sonho meu poder pesquisar a história da cidade a partir de fontes como estas. Leopoldina merece.

Lucimary Vargas - Observatório Monoceros/Planetário Além Paraíba-MG disse...

Olá, Natania!

Através de você e do seu excelente trabalho, que acompanho há alguns anos, sinto-me plenamente realizada.
Como leopoldinense e também atuante na mesma área, você está conseguindo realizar um sonho há tanto acalentado.
Parabéns, é o mínimo que posso dizer. Estou na torcida para que tudo dê certo (e dará!!!).É um grande desafio, há muito por fazer. Mas, é muitíssimo gratificante! Aqui em Além Paraíba, também "pegamos" o Arquivo da mesmíssima forma, com o acervo todo revirado. Avançamos diversas etapas, mesmo num trabalho sem muito apoio. Muuuuitas "batalhas" vencemos, mesmo com poucos "soldados".
Emocionadíssima estou, creia!!!PARABÉNS!!!Nossa Leopoldina MERECE!!!!!

Grande e fraterno abraço,

Lucimary Vargas
AHAP/CEPESLE
www.arquivohistorico-mg.com.br
sangalli@arquivohistorico-mg.com.br
Além Paraíba-MG