domingo, 14 de dezembro de 2008

Estudando Roma antiga através do Google Earth

Eu pertenço, há pouco mais de um ano, a um grupo de discussão chamado de "Blogs Educativos". A grande maioria dos participantes são professores de várias áreas e que tem em comum o uso do computador como ferramenta educativa. Todos possuem um ou mais blogs onde colocam suas experiências e, na lista, compartilham informações sobre programas, sites e outros instrumentos virtuais que podem ajudar no processo de ensino-aprendizagem. Tenho aprendido muito com eles e espero poder usar o laboratório de informática que ganhamos para desenvolver atividades, principalmente com programas de edição de quadrinhos (que é um dos meus projetos, relacionado à nossa gibiteca)

No entanto, ainda não tinha imaginado uma forma diferente e criativa de usar estas ferramentas no ensino de história Esta semana, uma professora (Cleo Souza), deu uma dica fantástica, que me encheu de idéias para o ano de 2009. Ela indicou o programa Google Earth. O Google Earth é um programa gratuito que permite voar para qualquer lugar na Terra e ver imagens de satélite, mapas, terrenos, edificações em 3D e até mesmo explorar galáxias no Céu. Você pode explorar conteúdo geográfico farto, salvar seus locais de passeio e compartilhar com os amigos.

Dentro deste programa há uma pasta especial sobre Roma Antiga, que além de levar o usuário à cidade de Roma, apresenta uma série de sugestões de vídeos do Youtube, além de fotos e textos. Fiquei enlouquecida. Imagine o que podemos fazer com os alunos numa aula como esta? Eles podem pesquisar, viajar, aprender muita coisa e passar isto para os colegas. Já estou cá esquematizando como vou trabalhar e procurando outros recursos e lugares dentro do programa, como Egito, Grécia e outras regiões, além do Brasil, é claro.

Para obter o programa, é só clicar aqui.

Eu ainda estou explorando o programa, mas as possibilidades são muitas! Segue um vídeo do Youtube, só para dar uma amostra.



2 comentários:

Arte em Papel - Natália e Lucas Gabriel disse...

Natania, eu sou Natália. Mãe do Lucas Gabriel. Sou pedagoga, mas só exerço meus conhecimentos em educação em casa, com meus filhos. Meu filho faz origamis e eu criei um blog para apresentar para o mundo os trabalhos dele. Eu sou quem administra o blog, porque ele tem apenas 12 anos. Então eu precisei me empenhar bastante. E a melhor coisa que fiz foi entrar na Comunidade de Blogs Educativos. Muito eu aprendi nessa comunidade,além de reciclar meus conhecimentos em Educação, claro! Fiquei admirada com o seu trabalho e o seu empenho no ensino da História. E achei espetacular esse programa do Google Earth! Chega me deu vontade de estar em sala de aula...Você está de parabéns com seu blog e sua dedicação ao trabalho de ensino-aprendizagem. Sua admiradora: Natalia.
Nosso blog:
http://lucasorigami.blogspot.com/

Natania A S Nogueira disse...

Oi, Natália!!!
Obrigada pelas palavras de incentivo! Eu empolguei com o programa, tb, que foi uma dica lá dos blogs educativos. Daí as idéias vão vindo! obrigada, mesmo, pelos comentários. Um beijão!