quinta-feira, 24 de dezembro de 2020

PRÊMIO ARTÉMISIA 2021 - OBRAS SELECIONADAS

O Prix Artémisia  anualmente premia as melhores autoras de quadrinhos publicados em idioma francês  e é oferecido pela Associação Artémisia, que leva o nome da artista italiana do século XVII Artémisia Gentileschi. A cada ano, a associação estabelece uma lista de prêmios e entrega seus prêmios a vários laureados.

As obras  selecionadas para a edição de 2021 foram publicadas em 2020 e sua escolha tive como critérios, sua qualidade, originalidade e criatividade. As vencedoras serão anunciadas dia 07 de janeiro de 2021 durante a abertura de uma exposição dedicada às obras de algumas das autoras premiadas em edições anteriores, na livraria Espace des Femmes-Antoinette Fouque, localizada na rue Jacob 35, em Paris, no 6º arrondissement.

A exposição  "Artemisia, du 15e  siècle  à  l’année de la BD" homenageará Artémisia Gentileschi, que nos brindou com obras maravilhosas até sua morte, em 1656. Artémisia Gentileschi foi umas primeiras mulheres a se destacar na história da arte. Na exposição serão expostas obras de Chantal Montellier, Catel, Laureline Mattiussi, Claire Mallary, Una e Jacky Flemming, assim como uma mostra de vídeos gravados durante a entrega dos prêmios anteriores, por Line Scheibling.

As obras selecionadas para a edição de 2021 são:

1 -  Anaïs Nin de Léonie Bischoff (Casterman)

2 - Baume du tigre de Lucie Quéméner (Delcourt)

3 - Corps en grève de Valentine Boucq et Amandine Puntous (Steinkis)

4 - Les Croques de Léa Mazé (Éditions de la Gouttière)

5 - La déesse requin de Lison Ferné (CFC éditions)

6 -  Hippie Trail de Séverine Laliberté et Elléa Bird (Steinkis)

- La mécanique du sage de Gabrielle Piquet (Atrabile)

8 - Melvina de Rachele Aragno (Dargaud)

9 - Moi Mikko et Annikki de Tiitu Takalo (Rue de l’Échiquier)

10 - Sauf imprévu de Lorena Canottiere (Ici même)

11 - Sourvilo d’Olga Lavrentieva (Actes Sud)

12 - Vent Mauvais de Cati Baur (Rue de Sèvres)


O júri deste ano é composto pela quadrinista, escritora e co-fundadora do Prêmio Artemísa, Chantal Montellier , pela professora de história e geografia Julie Scheibling, pela jornalista Laure Garcia , pelo teórico do cinema Gilles Ciment , ex-diretor da Cité Internationale de la comic et l’image Patrick Gaumer e o escritor, jornalista, autor do World Comic Book Dictionary (Larousse) , Pascal Guichard. O presidente do júri é Laurent Gervereau , artista visual, escritor, diretor de instituições de patrimônio (Musée du vivant) e redes internacionais, presidente do Institut des images. Escritor Gilles Ratier, autor do relatório anual sobre a situação econômica e editorial dos quadrinhos.


Na edição de 2020, o Grande Prêmio foi concedido a Barbara Baldi por seu romance gráfico Ada, publicado pelas edições Ici Even.

Nenhum comentário: