sábado, 15 de fevereiro de 2020

IMPRESSÕES DA CATALUNHA: SABADELL

Parque de Sabadell - por do sol.
Em janeiro eu passei alguns dias na cidade de Sabadell, na província de Barcelona, Catalunha,  região autônoma da Espanha, a convite de um amigo que mudou recentemente para lá. Sabadell é uma cidade de porte médio, com cerca de 200 mil habitantes e foi uma das sedes das Olimpíadas de 1992[1]. Ela fica cerca de 40 minutos de trem de Barcelona, saindo da Praça da Catalunha.

Não é uma daquelas cidades antigas que guardam resquícios da Idade Média. Na verdade, é uma cidade bem moderna, cuja economia gira em torno do comércio e da indústria. Sabadell foi pioneira na Revolução Industrial Espanhola e, no século XIX, chegou a ser apelidada de "Manchester catalã” [2]. Bem próximo de onde fiquei hospedada há uma pracinha onde ainda de vê as chaminés de uma antiga fábrica, possivelmente uma tecelagem, em meio a prédios modernos.
 
Igreja de San Felix, originalmente uma capela construída no século XV e que foi passando por modificações até o século XX. Sua arquitetura é um misto de gótico e barroco - Centro de Sabadell.
A cidade é grande e eu fiquei no centro comercial, próxima ao Parque de Sabadell. Particularmente achei Sabadell muito acolhedora e charmosa. Não é uma cidade histórica como aqueles que eu gosto de visitar, mas é uma cidade muito agradável, com ruas arborizadas e ambiente acolhedor. O comércio da cidade é muito dinâmico, com lojas de franquias populares na Europa, cafés e restaurantes. 

O que me causou estranheza e, sinceramente, eu não consegui me adaptar, foram justamente os horários de funcionamento do comércio. À tarde quase tudo fecha durante duas horas (a famosa sesta - hora de descanso após o almoço), para reabrir mais tarde. É realmente muito estranho, principalmente porque não dá para saber exatamente o que vai estar aberto à tarde. Nisso, a Catalunha acompanha a Espanha.
Loja de presunto ibérico ou presunto pata negra.
Centro comercial de Sabadell


Aliás, eu estava na Espanha ou não estava? Eis a questão. Se eu fosse perguntar isso a um catalão certamente ele iria me dizer que não. Uma das primeiras experiências que eu tive em Sabadell foi assistir a uma sessão do Parlamento Catalão na televisão. Eu estava almoçando em um restaurante e, enquanto meu pedido não vinha eu assisti os deputados discutindo sobre a libertação de presos políticos.  Vou ser bem sincera, aquilo me deixou muito curiosa e intrigada e, ao longo da semana, eu fui colhendo informações e observando as manifestações, muitas delas silenciosas, dos habitantes de Sabadell.

Ao contrário de Barcelona, era possível ver os sinais do movimento catalão a todo canto. Nas janelas dos edifícios havia bandeiras da Catalunha. O símbolo da libertação catalã esta desenhado nas calçadas, nos postes, nas escadas e era usado como ornamento nos casados das mulheres e dos homens.
 
Símbolo separatista catalão.
Podia-se ver mensagens escritas em paredes, faixas pedindo a libertações de presos políticos e a libertação da Catalunha. O sentimento separatista ali é muito forte e, pelo visto, compartilhado pela maior parte da comunidade. Aliás, uma comunidade muito acolhedora.

Uma das coisas que me emocionou, em tempos tão obscuros quanto os que estamos vivendo, foi uma faixa colocada em um prédio público (acho que da prefeitura, não tenho certeza agora), em que o povo de Sabadell faz uma saudação aos refugiados. Sabadell se coloca de braços abertos a acolher aqueles que não têm para onde ir.

Se eu fizesse uma lista das cidades onde eu  gostaria de morar, certamente Sabadell estaria no topo dela, seja pela atitude positiva de seu povo, seja pelo sentimento de acolhimento que a cidade me passou. 

Falei muito do movimento Catalão, mas não expliquei o que ele é.  A região da Catalunha é uma província autônoma que pertence à Espanha. Ela fica bem ao Sul da França. O povo catalão é um grupo étnico que ocupa aquela região, que deseja se separar da Espanha e formar uma nação independente. Eles têm, inclusive, seu próprio idioma e seu parlamento[3]. 
Fiquei arrepiada com a legenda: "Se há pão, não há guerra."
O povo catalão teria ocupado a região por volta do século XII e o território passou a fazer parte da Espanha no século XVIII, após a guerra da Sucessão Espanhola (1702-1714). Uma região que se destacava do restante da Espanha desde o início. A Catalunha foi uma das primeiras regiões a se industrializar na Europa, seguindo o exemplo da Inglaterra, numa  época em que o restante da Espanha ainda era majoritariamente agrícola. 

A ocupação da região no século XVIII nunca foi aceita pelo seu povo e a Catalunha se considera uma nação oprimida pela Espanha, daí o desejo e independência. Os separatistas ainda alegam que região, economicamente próspera, é explorada pela Espanha, pagando elevados impostos e não recebendo de volta benefícios que correspondam às suas contribuições[4].

Assim, ir à província de Barcelona não é necessariamente estar na Espanha. Povo, cultura, ideais políticos são muito diferentes. Enquanto não conquista sua autonomia, a Catalunha trabalha para manter viva sua identidade, e o faz muito bem. Mas, apesar de não ser difícil se comunicar com o catalão, às vezes é um tanto confuso. Ao mesmo tempo, se fala o espanhol com os turistas e o catalão com os nativos. Um pedacinho da Torre de Babel da Europa, que reúne num território relativamente pequeno etnias tão diversas.






[1] Sabadell. Disponível em: <https://pt.wikipedia.org/wiki/Sabadell>. Acesso em: 14 fev. 2020.
[2] Idem
[3] Movimentos Separatistas da Catalunha. Mundo Educação. Disponível em: <https://mundoeducacao.bol.uol.com.br/geografia/movimentos-separatistas-na-catalunha.htm>. Acesso em: 14 fev. 2020.
[4] Nacionalismo Catalão. Disponível em<https://pt.wikipedia.org/wiki/Nacionalismo_catal%C3%A3o>. Acesso em: 14 fev. 2020.

Nenhum comentário: