sábado, 2 de novembro de 2019

QUANDO A MELHOR RECOMPENSA É UM SORRISO NO FINAL DO DIA

Turma do 3º Ano (capricharam no visual).

Todo ano eu tenho o costume de postar um texto no dia do professor. Às vezes um desabafo, às vezes uma reflexão. Este ano eu não escrevi nada e, sinceramente, não me repreendi. Não  tenho obrigatoriamente que falar sobre minha profissão e minhas experiências APENAS no dia dos professores ou necessariamente todo ano naquele dia. 

O dia do professor(a) pode ser qualquer um ao longo do ano. Ontem, por exemplo, foi meu dia do professor. O dia que eu me senti tão bem com o que eu faço que me fez ter vontade de escrever sobre isso. Por que ontem, em especial? Não sei explicar exatamente. Acho que foi um conjunto de microeventos que aqueceram meu coração.

Eu acordei cedo e muito cansada. Eu me preparei como uma robô para ir à escola.  Naquele dia os alunos do ensino médio se fantasiariam para comemorar o dia das bruxas, uma forma que a escola encontrou para que eles relaxassem e se  descontraíssem  antes do ENEM. Eu resolvi me juntar à brincadeira e improvisei uma fantasia, apesar de estar um pouco desanimada.

Comecei meu dia com o oitavo ano. Mesmo estando fantasiada, o que acadou deixando os alunos um pouco mais agitados, a aula correu tranquilamente e, acreditem, rendeu bastante. Tanto que ainda sobrou um tempinho para tirarmos algumas fotos. O mesmo aconteceu com o terceiro ano, que às vésperas do ENEM não é exatamente um paraíso para nenhum professor.

Apensar de cansada e de ter dado aulas com salto alto, coisa que eu detesto, eu saí da escola mais leve. Sabe aqueles microeventos dos quais eu falei? Eles foram mais eficientes do que qualquer vitamina para meu estresse. 

Uma aluna que me ajudou com a fantasia; muitos alunos quiseram tirar fotos comigo; um aluno sapeca tentou tirar meu chapéu (eu estava fantasiada de bruxa) e eu saí correndo atrás dele, rindo, pelo pátio da escola; uma aluna me deu um abraço apertado (a mesma que escreveu uma carta para mim, em francês no dia dos professores e me deixou com lágrimas nos olhos). E, principalmente, a aluna que disse que aprendeu a gostar de história aquele ano, comigo. 

Sabe aquele cansaço e aquele desânimo que são típicos do final do ano? Pois é desapareceram. Meu dia do professor foi 01 de novembro, eu estava vestida bruxa, mas eu me senti uma daquelas princesas de contos de fadas, com um sorriso radiante que me acompanhou até o final do dia. 

Feliz(es) dia(s) do professor, para todos aqueles e aquelas que no final deste ano estão com a mesma sensação que a minha, a sensação de  ter feito algo bom, algo cuja recompensa é um sorriso no rosto, numa sexta-feira de novembro.


Nenhum comentário: