domingo, 3 de novembro de 2019

OS QUADRINHOS COMO ESPAÇO DE MEMÓRIA DAS MULHERES


Semana passada eu participei do 2º Encontro Internacional História & Parcerias, na Universidade Veiga de Almeida, Rio de Janeiro(RJ), organizado pela ANPUH/RJ. O evento reuniu profissionais de diferentes áreas do conhecimento, cujas pesquisas dialogam com o conhecimento histórico.

Os trabalhos que foram apresentados durante o encontro já estão disponíveis nos anais do encontro (clique aqui para ter acesso a todos). Eu apresentei uma comunicação no Simpósio Temático "Mulheres, Artes Visuais e Cultura de Massa", coordenado pela professora  Maria da Conceição Francisca Pires (UNIRIO),   com o título "Os quadrinhos como espaço de memória das mulheres"

Segue o resumo: 
A história das mulheres encontra na escrita um lugar de memória. Não apenas em diários, cartas, livros, relatos memorialísticos e autobiografias, mas, também, nas Histórias em Quadrinhos. Notadamente nas últimas cinco décadas as História em Quadrinhos tornaram-se porta-vozes de mulheres que encontraram na Nona Arte um meio de expressão por meio do qual não apenas contam histórias, mas registram fragmentos de memórias que possibilitam compor um quadro mais amplo e complexo da participação das mulheres na sociedade no último século. Quadrinhos que possuem discursos e que trazem representações que muitas vezes se opõem aos paradigmas que foram sendo e disseminados ao longo dos anos, mas que, nem sempre, condizem com o papel desempenhado pelas mulheres na sociedade. No presente trabalho iremos contextualizar essa História das Mulheres, contada por meio dos quadrinhos, que serão aqui tratados como tecnologias de gênero, de acordo com a teoria de Teresa de Lauretis (1994), para quem uma tecnologia social, que tem por função definir o lugar e o papel destinado a cada indivíduo na ordem social. Para tanto, utilizaremos algumas Histórias em Quadrinhos, produzidas por mulheres, cujo conteúdo seja autobiográfico ou biográfico nos quais possamos identificar tanto os papeis sociais das personagens quanto o os usos desses espaços pela memória.

O texto completo poder ser acessado clicando aqui!

Nenhum comentário: