segunda-feira, 16 de setembro de 2019

MULHERES & QUADRINHOS


Mulheres e Quadrinhos atingiu a meta de 100% de seu financiamento logo nas primeiras semanas de campanha, encerrando com 157% de apoio. Publicado pela editora Skript (a mesma que lançou a HQ sobre Bill Finger) e organizado pelas aspianas Dani Marino e Laluña Machado, o livro poderá ser adquirido na pré-venda da Amazon a partir de setembro. 

Com cerca de 500 páginas e a participação de 120 mulheres, a publicação traz uma grande variedade de traços e temas na perspectiva de quadrinistas, roteiristas, editoras, tradutoras, letristas, jornalistas, coloristas e pesquisadoras que atuam no mercado nacional de HQ.

Uma publicação que conta com artistas que terão suas HQ impressas pela primeira vez e outras já consagradas como Lu Cafaggi, Marina Sousa, Rebeca Prado, Mariana Cagnin, Carol Andrade, Cris Eiko, Lilian Mitsunaga e Fefê Torquato, passando por tantos grandes nomes como Carol Pimentel, Beth Kodama e Dandara Palankof. O livro também conta com entrevistas, depoimentos e textos acadêmicos das associadas Sabrina Paixão, Natania Nogueira, Valéria Fernandes e Cátia Ana compondo uma produção inédita no país, tanto pela diversidade de gêneros, origens e etnias que apresenta, como pelo seu tamanho.

Sobre as organizadoras:

Dani Marino é pesquisadora de Histórias em Quadrinhos e mestre em Comunicação pela USP. Além de ser editora do site MinasNerds, também integra grupos de pesquisa como o Observatório de Histórias em Quadrinhos da ECA/USP, a ASPAS – Associação de pesquisadores em Arte Sequencial e o Grupo de pesquisas e estudos Sonia Luyten. Grande parte de sua atuação está ligada às questões de representatividade feminina e questões de gênero na cultura pop.

Laluña Machado é Historiadora especialista em Batman. É uma das editoras das Minas Nerds, além de ser associada da ASPAS, integrante do Observatório de Histórias em Quadrinhos e coordenadora do grupo de pesquisas Sonia Luyten. Apesar de ser mais conhecida por seus estudos sobre o Homem-Morcego, suas produções abordam os aspectos históricos e filosóficos encontrados nas HQ com bastante profundidade.


Nenhum comentário: