quarta-feira, 13 de março de 2019

MULHERES NA LUTA: QUADRINHO NORUEGUÊS PUBLICADO NO BRASIL

Livro: Mulheres Na Luta -  150 anos em busca de liberdade, igualdade e sororidade. De  Jenny Jordahl e Marta Breen
Páginas: 128 -  Editora: Seguinte.

A Seguinte, selo jovem da Companhia da Letras, tem sido uma agradável surpresa. Em 2018 publicou o prestigiado quadrinho "A origem do mundo: uma história da vagina ou a vulva vs. o patriarcado", da autora sueca Liv Strömquist. Agora, em 2019, lançou "Mulheres na Luta - 150 anos em busca de liberdade, igualdade e sororidade", das autoras norueguesas Marta Breen e Jebby Jordahl.
Fragmento da HQ que representa o
patriarcalismo de séculos anteriores
.
Marta Breen é jornalista e autora de não-ficção com várias publicações, dentre elas  os livros "Born Feminist" e o bestseller "60 Women You Should Know About", criado também em colaboração com a ilustradora Jenny Jordahl, designer formada pela Academia de Artes de Oslo, Noruega.

O álbum, que por sinal está com um excelente acabamento, faz uma apanhado sobre os 150 anos do movimento feminista, destacando mulheres que lutaram pelos direitos das mulheres em diversos lugares do mundo, do século XIX ao século XXI.
Fragmento da HQ que fala sobre
as reivindicações inciais do
movimento feminista.

Não consegue reunir, claro, toda a história do feminismo ou do movimento feminista, mas aborda temas como a luta pelo direito ao voto e questões ligadas à contracepção, aborto, religião e política que causaram e ainda causam grande polêmica. Um material muito rico, que pode inclusive ser usado, em sua totalidade ou em fragmentos, nas aulas de história.

Fragmento da HQ que conta a
história de Malala.
A autora fez uma minuciosa pesquisa e conseguiu colocar nos quadrinhos, de forma simples e didática, a história de mulheres, das mais variadas origens que lutaram e ainda lutam por igualdade, pelo direito sob seu corpo e pela liberdade de expressão.

Uma leitura indica da meninas e mulheres, em geral privadas do conhecimento acerca da história das mulheres, que tanto pode ajudar na formação de um pensamento mais claro sobre a sociedade que desejamos construir. O Livro ainda livro nos brinda com um posfácio escrito pela socióloga e professora Bárbara Castro, sobre a luta das mulheres brasileira por direitos civis e políticos ao longo da nossa história.

Assista uma entrevista feita com a autora Marta Breen, pela Seguinte, para divulgação da HQ.




Nenhum comentário: