domingo, 13 de março de 2016

FALANDO SOBRE MULHERES NOS QUADRINHOS NA GIBITECA DE SANTOS


A Gibiteca Municipal Marcel Rodrigues Paes, localizada em Santos (SP), promoveu no dia 05 de março uma homenagem ao Dia Internacional da Mulher com um bate-papo sobre as mulheres e o mercado de HQs. Participaram, além de mim (Natania), a jornalista Gabriela Franco, a quadrinista Germana Viana, a quadrinista Camila Torrano, a pesquisadora Dani Marino. A professora Sonia Luyten não pode participar mas eniou uma carta que foi lida no início do evento.

A princípio, acho que vale comentar sobre as participantes. Tanto pela sua experiência, quanto pelo seu conhecimento, elas tornaram aquele fim de tarde quente de março memorável. Já conhecia quase todas, mas elas ainda me surpreendem. Germana, como ela mesma diz, é uma fofa; Camila é de uma sobriedade impressionante e fala com muita paixão sobre o que faz (quadrinhos de terror); Dani tem se mostrado uma pesquisadora sóbria e uma ótima interlocutora; Gabriela eu ainda não conhecia, embora já tenha tido algum contato com o Minas Nerds, e foi uma grata surpresa poder conhecê-la.


Eu poderia ficar horas escrevendo sobre tudo que nós falamos (e eu falei demais, mais do que o normal), mas acho que o mais importante aqui é comentar sobre a participação do público. Era um público variado: homens, mulheres, adolescentes e até crianças. Enfim, pessoas de todas as idades. 

Meninas entre 12 e 14 anos de idade, encantadas por estarem próximas a mulheres que compartilha com elas a paixão pelo desenho e pelas narrativas sequenciais. Jovens estudantes universitárias que estão desenvolvendo arte ou pesquisando quadrinhos. Aliás, foi muito legal conhecer a Beliza Buzzolo e poder reencontrar a Karina Goto, que alias fez um excelente trabalho de conclusão de curso (TCC) sobre a produção feminina de quadrinhos no Brasil (que eu estou lendo e estou gostando muito, por sinal), e tem tudo para ser uma referência em pesquisa sobre mulheres nos quadrinhos.


Enfim, foi uma experiência ótima, um grande aprendizado e a oportunidade de conhecer pessoas interessantes. Retornei cheia de energia e focada. Haja visto que minha semana foi muito produtiva. Espero que continue assim! Ansiosa pelo próximo encontro com estas e outras pessoas maravilhosas.

Um comentário:

Andréia disse...

Parabéns pelo conteúdo do blog, muito interessante.

O evento parece ter sido muito interessante.

Abraços.