domingo, 21 de junho de 2015

COMENTANDO A HQ BATMAN NOEL

Imagem disponível em: http://www.guiadosquadrinhos.com/edicao/batman-noel/ba011133/114961, acesso em 21 de jun. 2015
Acho que nunca resenhei no blog uma História em Quadrinhos de superaventura. Já publiquei textos, claro, mas acho que esta vai ser a primeira resenha do gênero. 

Eu sempre fui uma leitora de quadrinhos. Quando mais jovem fui colecionadora, daquelas de deixar o jornaleiro doido indo na banca toda semana para saber se a revista que eu acompanhava tinha chegado. Mas de uns tempos para eu limitei minhas leituras de HQs a álbuns selecionados. Não tenho mais disposição para acompanhar arcos e mais arcos de aventuras. 

A HQ que eu li esta semana (e estou lendo outras) é do Batman. Não sou uma fã incondicional da DC, sempre preferi a Marvel, mas gosto dos especiais que a DC lança. Eles sempre me passam um coisa boa. É, em síntese, uma leitura agradável. 

Batman é um personagem que eu gosto, ele é bem introspectivo e atormentado. Tão certo de que é capaz de superar todos os obstáculos sozinho que nem percebe que, na verdade, não consegue fazer nada sem a ajuda de alguém. É um personagem que, na minha modesta opinião, está sempre aprendendo alguma coisa sobre a vida ou sobre ele mesmo. Batman é teimoso mas, no final, acaba  baixando a guarda e sussurrando um "obrigado" ou um "desculpe-me" do jeito meio emburrado que ele tem.

Bem, a HQ que eu li chama-se Batman Noel e é inspirada  em Um Conto de Natal, de Charles Dickens. Na HQ Batman representa o velho Scrooge, que tem que entrar em paz com seu passado, encarar o presente e tentar construir um futuro melhor. 

O roteiro e a arte são do desenhista estadunidense Lee Bermejo e as cores da italiana Barbara Ciardo. E que arte! É de tirar o fôlego. Batman come o pão que o diabo amassou e cuspiu em cima, mas ele merece. No final, o herói mais teimoso e rabugento dos quadrinhos acaba encontrando um pouco de paz naquela alma torturada. 

Uma HQ encantadora e que pode ser lida por crianças e adultos. Recomendo.

Nenhum comentário: