domingo, 28 de dezembro de 2014

AS CRÔNICAS DE BANE


Estou alternando livros teóricos com livros de ficção para dar conta de tudo que eu tenho que ler. Já fiz uma resenha de um livro teórico, agora segue um livro de ficção.

Como eu disse na postagem anterior, estou começando com os livros que ganhei recentemente. O escolhido da vez foi o último livro de Cassandra Clare, publicado no Brasil.

Adoro a autora.  Acho que tenho todos os livros dela, publicados no Brasil. Ela escreve para um público juvenil e o faz de um jeito tão gostoso que eu me encantei com seu texto. Além disso, adoro livros de fantasia. E não são todos, apenas alguns autores (as) conseguem me fisgar. Cassandra é uma delas. 

Mas enfim, vamos começar pela autora. Cassandra Clare (Judith Rumelt), é filha de pais norte-americanos, nascida em Teerã, no Irã. Passou grande parte de sua infância viajando pelo mundo com sua família. Cassandra é uma leitora ávida de livros clássicos e transporta uma parte desse conhecimento para os livros que escreve.  Começou a escrever fanfics de Harry Potter e acabou criando seu próprio universo ficcional. 

Suas duas séries de sucesso foram “Instrumentos Mortais” (seis volumes) e “Peças Infernais” (três volumes). Ainda dentro desse universo a autora deve lançar em 2015 a série “Os Artifícios das Trevas”, que teve seu prelúdio no último livro de "Instrumentos Mortais".

Eu gostaria muito de ter essa capacidade criativa!

“As Crônicas de Bane” são um conjunto de dez histórias co-escritas por Cassandra Clare, Maureen Johnson e Sarah Rees Brennan sobre o magnífico feiticeiro do Brooklyn, Magnus Bane. Elas foram lançadas no segundo semestre de 2014. Essas dez histórias falam de momentos vividos e de personagens que passaram pela vida do feiticeiro imortal (alguns já conhecidos, outros não). Seus amores, suas decepção e suas trapalhadas.

Ao mesmo tempo, é um livro sensível que traz à tona detalhes da vida do feiticeiro que a maioria dos leitores desconhecia. Trata de temas como homoafetividade, AIDS, preconceito, etc.  É um livro muito divertido para se ler. Bane é um dos meus personagens preferidos, merecia um livro só seu. 

As crônicas falam de fatos mencionados em “Instrumentos Mortais” e “Peças Infernais”, mas que ainda não tinham sido esclarecidos. Introduz ainda personagens novos, que estão sendo reservados para uma nova série, prevista para 2017, “As Últimas Horas”, que, se não me engano, será uma continuação de “Peças Infernais” (sim, porque a própria Cassandra me garantiu que vai haver uma continuação - eu escrevi perguntando). Além disso, haverá ainda contos com personagens de "Instrumentos Mortais" que serão publicados em 2015. Dá pra perceber que eu sou fã mesmo, né?


Nenhum comentário: