domingo, 16 de novembro de 2014

RESENHA DO LIVRO FRAGMENTOS DA HISTÓRIA


Recebi esta semana uma resenha do livro Fragmentos da História, que lancei juntamente com meus alunos na semana passada. Ela foi feita pelo pesquisador José Luiz Rodrigues Machado, que mora do Rio de Janeiro e é sócio correspondente da Academia Leopoldinense de Letras. Foi uma surpresa e estou compartilhando com os leitores do blog e com os colaboradores do livro.
Meus agradecimentos pela gentileza.




As comemorações do Centenário de Morte de Augusto dos Anjos ficaram marcadas por uma série de bons eventos realizados. E um deles, com certeza, foi o lançamento do livro FRAGMENTOS DA HISTÓRIA – O Leopoldinense – 1881, organizado e editado pela professora e Acadêmica Natania Aparecida da Silva Nogueira.

À primeira vista um livro comum, lançado no último dia 8 de novembro, no feitio de um conjunto de textos de diversos autores tendo como fio condutor da narrativa parte da história de Leopoldina.

Para um leitor menos atento FRAGMENTOS DA HISTÓRIA poderia ser considerado apenas mais um livro a rever trechos de escritos sobre o passado deste pedaço de chão ocupado por Leopoldina. O que certamente já o faria digno de elogios à professora Natania pelo seu conhecido e reconhecido esforço em preservar a história da cidade, o que mais uma vez se faz visível aos olhos de todos com esta publicação.

Mas desta vez, é de justiça afirmar, a professora Natania se superou. E, valendo-se da linguagem do jóquei, superou com muitos corpos de vantagem, pela brilhante ideia de reunir vinte e um alunos do oitavo ano do Ensino Fundamental do Colégio Imaculada para pesquisar, pensar e escrever sobre a história da cidade que os acolhe.

Uma ideia brilhante e muito mais abrangente do que simplesmente a de uma professora que se dispusesse a realçar sua atividade profissional registrando em livro os seus conhecimentos e ensinamentos sobre o passado de uma cidade. E muito mais abrangente porque a ideia da professora Natania trás em si, um componente extra. Certamente auxiliará em muito a formação de cidadãos que terão muito mais chances de amar e se orgulhar da sua cidade pelos conhecimentos adquiridos nesta empreitada. Porque ama melhor quem conhece o amado e, conhece melhor quem busca compreender a quem se gosta. 

Parabéns à professora Natania, a seus alunos Alice Medina Rodrigues, Carolina Silva Viveiros de Oliveira, Cecília Machado de Barros, Gabriel Medeiros Samoré Francisco, Gabriel Oliveira Corrêa, Gabriela Lucas Santos, Gabriela Moreira Macedo, Gabriela Rego Martins Ferreira, Gustavo Apolinário de Oliveira, Júlia Vieira Amorim, Lara Machado Meira, Lucas Lacerda Rodrigues Junior, Maria Luisa Garcia Houri, Mateus Pacífico da Silva, Melina Simão Pengo, Paula Reis Gomes Jendiroba Paixão, Paulo Vítor Raimundo Silva e Silva, Pedro Barbosa da Cruz, Pedro de Oliveira Guingo, Pedro Henrique Gonçalves Ferreira e, Thiago de Oliveira Machado. E a todos os demais alunos da professora “Nat” e aos colaboradores que tornaram possível a publicação desta obra maravilhosa sobre vários aspectos, inclusive, o de ser um belo resgate de parte da história de Leopoldina.

José Luiz (Luja) Machado Rodrigues é acadêmico da ALLA – 13.11.14

Nenhum comentário: