sexta-feira, 29 de agosto de 2014

ESTAMOS PRECISANDO DE PATROCINADORES!!!


Eu e meus alunos do oitavo ano estamos tentando lançar um livrinho sobre história local e estamos precisando de patrocinadores!

Já temos 1000 reais, precisamos de mais 900 reais. 

O livro é resultado de um trabalho que fizemos usando documentos digitalizados. Nele nós contamos um pouco da História de Leopoldina por meio da análise de pequenas matérias publicadas no jornal O Leopoldinense. 

O livro será distribuído entre os alunos do Colégio Imaculada (Fundamental II e Médio) e nas bibliotecas das escolas da cidade (públicas e privadas). Trata-se de uma publicação sem fins lucrativos.

Se você quiser saber mais sobre o livro, leia a resenha feita pela educadora Claudia Conte, que analisou a obra depois de pronta.


"Na sua obra A formação do espírito científico, Bachelard (1996) – contrariando os professores que imaginam que o espírito científico começa como uma aula, em que a lição é repetida vezes por vezes – afirma que “Toda cultura científica deve começar por uma catarse intelectual e afetiva”, e que nessa tarefa o mais difícil seria   “(...) colocar a cultura científica em estado de mobilização permanente, substituir o saber fechado e estático por um conhecimento aberto e dinâmico, dialetizar todas as variáveis experimentais, oferecer enfim à razão razões para evoluir”. E foi exatamente esta afirmação do autor que acendeu em minha mente quando li este trabalho organizado pela professora Natania. Um trabalho que acredito ter contribuído para a formação do espírito científico de seus alunos, foi dinâmico, foi intelectual, ao mesmo tempo em que foi perceptivelmente afetivo. Considerando o currículo, percebe-se um trabalho interdisciplinar (usou o conhecimento de informática, de gêneros textuais, de modos e costumes); transdisciplinar (extrapolou a disciplina história, abriu para outros conhecimentos) e; pluridisciplinar (estudando o objeto escolhido – as notícias do antigo jornal – sob a ótica da tecnologia, da história, da cultura, das tradições, da Língua Portuguesa, entre outros). Cabe ainda ressaltar a contribuição do livro na identidade dos leopoldinenses, que em uma leitura de fácil entendimento podem se reconhecer valorosamente, reconhecendo sua cultura, sua história nas artes, na economia e na educação. Por fim, a ideia de identificar cada um dos alunos/autores em notas de rodapé, dissertando brevemente a história de vida de cada um, faz deles ao mesmo tempo personagens, merecidamente reconhecidos como “fragmentos da nossa história”.
Claudia Conte dos Anjos Lacerda
Professora e Pedagoga com Especialização em Educação Inclusiva
Mestranda em Gestão e Avaliação da Educação Pública/CAEd/UFJF)

O livro tem 60 páginas, e será o primeiro volume de uma série de pesquisas que serão realizadas até meados de 2015, por alunos do Ensino Fundamental. Eu sou a organizadora mas a autoria é coletiva.

Quem tiver interesse em contribuir, é só entrar em contato pelo e-mail nogueira.natania@gmail.com

Os patrocinadores terão direito a um número de exemplares, ainda não definido.

Nenhum comentário: