domingo, 20 de abril de 2014

Minhas Leituras de Feriado: série Laços de Sangue

Normalmente eu posto aqui comentários sobre livros que eu li relacionados ao meu trabalho. Livros sobre Teoria, Educação ou sobre História. Hoje vou me dar ao luxo de falar de ficção. 

Quem me conhece sabe que eu adoro um livro de fantasia/aventura/ação. Tenho até meus autores preferidos. Adoro Rick Riordan e o universo fantasioso de Percy Jackson. Li toda a séria de Harry Potter, escrita por J. K. Rowling. Sou apaixonada pela série Instrumentos Mortais, de Cassandra Claire. Sou também fã de Jane Austen (não é fantasia, é romance histórico, mas adoro o jeito como ela escreve).  

É nessa hora que meus alunos deliram, porque eu leio livros que eles leem, e meus amigos torcem o nariz (não estou nem aí, podem torcer). O caso é que adoro tudo que mistura fantasia, ação e romance. Isso mexe comigo, com a minha imaginação. Sem falar que é uma ótima forma de relaxar a mente. Muitos dos meus melhores trabalhos foram finalizados após eu ter feito uma pausa  para ler um dos meus livrinhos de ficção. 

Eles são escritos para adolescentes, mas fazem tantas referências a obras clássicas, a história e assuntos atuais que torna a leitura atraente para os adultos. E cá entre nós, os escritores são pessoas na faixa dos 30 a 50 anos que podem agradar a todas as idades.

Tenho um carinho especial pela obra de Richelle Mead. Li Academia de Vampiros e me apaixonei pelos personagens. Apresentei a mais duas amigas que se tornaram fã, também.

Clique para ampliar
Neste fim de semana,aproveitando o feriadão, eu mergulhei numa série derivada, chamada Bloodlines. Eu tinha comprado os dois primeiros livros mas não estava muito empolgada, porque a sinopse não me atraiu, e eles ficaram na minha estante. Saiu o terceiro livro e eu encomendei. Resolvi que não iria trabalhar no feriado e resolvi ler a série. Foi basicamente um livro por dia e eu AMEI! 

Capas brasileiras (clique para ampliar)
Capas originais (clique para ampliar)

Recomendo, ardorosamente. Mas, para entender melhor, tem que ler antes Academia de Vampiros, pois há muitas referências a personagens e acontecimentos anteriores.

Sabe qual é, para mim, a melhor qualidade de um(a) escritor(a)? Saber como valorizar seus personagens, sem distinção. Richelle Mead pega personagens secundários da série Academia de Vampiros e monta uma trama muito legal, cheia de emoção, divertida e relaxante. No final de cada livro fica aquele gostinho de "quero mais". 

Quando as séries terminam, os fãs ficam desolados porque querem consumir mais livros daquele universo de ficção. Quando você acha um autor que consegue colocar fim em um arco de histórias e recomeçar, trazendo novas perspectivas e mantendo a qualidade, é um presente para o leitor. E não tem como não dizer que isso é muito legal!

Obs: Este post foi feito especialmente para meus alunos e ex-alunos que estão sempre me indicando livros pelos quais eu acabo me apaixonando e especialmente para Marianna Lima e Luisa Arantes, que dividem comigo a paixão pela série criada por Richelle Mead. 

Nenhum comentário: