domingo, 16 de janeiro de 2011

SOBRE O ARQUIVO DA CÂMARA MUNICIPAL DE LEOPOLDINA E O OFICIAL DA SECRETARIA (1892)

Por muito tempo eu sonhei com um arquivo publico organizado em Leopoldina. Arquivo nós temos, organizado é um outro detalhe. Estou dando um olhada no regimento da Câmara de 1892 e encontrei um capítulo dedicado ao arquivo da Câmara. Simples, ele define função do arquivo determina que tipo de documento deve ser arquivado. O responsável é pela organização do arquivo, na época, era o secretário da Câmara. Segue o trecho do Regimento de 1892, p. 58 e 59:

REGIMENTO INTERNO DA CÂMARA MUNICIPAL DE LEOPOLDINA




Quase em seguida, vem as atribuições do Oficial da Secretária, personagem ativo e presente nos relatórios da Câmara, reponsável pela escrituração de toda a documentação circulante.

SOBRE AS ATRIBUIÇÕES DO OFICIAL DA SECRETARIA

2 comentários:

Historiando disse...

Olá,
somos três estudantes do curso de História da Unicamp e resolvemos criar um blog para diminuir a diferença que existe entre os ensinamentos escolares e universitários. Resolvemos divulgar para a mídia relacionada a esse assunto porque a ponte entre o ensino escolar e o acadêmico faz parte de diversos debates e polêmicas.
Ficaríamos honradas se você acessasse nosso blog. Criamos nele, também, uma página com explicações simples para variados conceitos, tão importantes para entendermos os processos históricos. Criamos um twitter para divulgar as atualizações. @historiando_07
O link é http://historiandonanet07.wordpress.com/
Agradecemos a disposição,
Ana Carolina Machado
Ligia Fornazieri
Paula de Almeida Franco

Natania Nogueira disse...

Olá!
Com certeza vou fazer uma visita!
Parabéns pela iniciativa!
:-)