domingo, 16 de janeiro de 2011

Comentando o livro "Introdução às perspectivas interculturais em educação"

Aproveitei as férias para fazer a leitura do livro do amigo Abdeljalil Akkari* "Introdução às perspectivas interculturais em educação" (106p.), publicado neste fim do ano de 2010 pela EDUFBA. Não constituiu necessariamente um esforço, visto que a leitura foi imensamente prazerosa.

O livro tem seu enfoque, como o título mesmo já esclarece, nas relações interculturais na educação. No entanto, engana-se quem pensa que ele se limita apenas a esse tema. Os primeiros capítulos versam sobre conceitos como cultura, etnocentrismo e multicultu
ralismo, apresentando-os de forma bem didática, cujos apontamentos vão muito além da sociologia da educação.

O autor analisa as realidades europeia e norte-americana, trazendo à luz o processo histórico que contribuiu para a formação de sociedades multiculturais assim como as políticas públicas de que promoveram ora a assimilação, ora a integração destas culturas. Passa pela questão da segregação social nos Estados Unidos, pela questão da imigração europeia para a América e da imigração africana e asiática para
a Europa. A questão das migrações recebe uma atenção especial pois ajuda a entender a questão multicultural, principalmente nos países europeus.

Enfim, não estou fazendo uma resenha, portanto não estou me atendo ao compromisso de seguir um roteiro, fazer citações ou reflexões mais profundas. Eu o livro em primeira mão (olha que chique), gostei e recomendo. Acredito que ele possa ser adquirido diretamente no site da EDUFBA (clique aqui). Até a presente data ele ainda não se encontra resenhado no site, então, creio que seja necessário enviar um e-mail
para saber qual o preço e condições para remessa.
* Abdeljalil Akkari é professor em Dimensões Internacionais e Comparadas da Educação da Universidade e Genebra e Pró-Reitor de Pesquisa da Haute Ecole Pedagogique Berne-Jura-Nauchâtel (HEP-BEJUNE).

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