quarta-feira, 8 de setembro de 2010

Affonso Romano de Sant'Anna visita Leopoldina


Passou por Leopoldina, para uma rápida visita, o poeta e pensador Affonso Romano de Sant'Anna. Antes de se dirigir para Cataguases, onde lançou hoje a noite seu livro de poesias "Que país é este?" , que tem o prefácio de ninguém menos que o Historiador José Murilo de Carvalho - li boa parte do livro enquanto aguardava sua chegada, e fiquei apaixonada pelo seu estilo-, Affonso Romano parou em Leopoldina para conhecer a Casa de Leitura Lea Müller Botelho.

Lá ele foi recepcionado pelo Diretor do estabelecimento Marco Andrade Gonçalves, por representantes da Superintendência de Cultura de Leopoldina, pela secretária de educação e por membros da ALLA (Academia Leopoldinense de Letras e Artes). Fez um tour pela casa de leitura, foi convidado para um lanche e partiu para Cataguases. Muito simpático com todos, mostrou-se impressionado com o acervo e o espaço da Casa de Leitura.

Sobre Affonso Romano de Sant'Anna Nasceu em Belo Horizonte no ano de 1937. É teórico, poeta, cronista, professor, administrador cultural e jornalista, com mais de 40 livros publicados, professor em diversas universidades brasileiras - UFMG, PUC/RJ, URFJ, UFF, no exterior lecionou nas universidades da California (UCLA), Koln (Alemanha), Aix-en-Provence (França). Participou ativamente de movimentos que transformaram a poesia brasileira, interagindo com os grupos de vanguarda e construindo sua própria linguagem e trajetória.

Foi considerado pela revista “Imprensa”, em 1990, como um dos dez jornalistas que mais influenciam a opinião de seu país. Foi autor de trabalhos pioneiros sobre música popular, como o livro "Música popular e moderna poesia brasileira". Como jornalista trabalhou nos principais jornais e revistas do país: Jornal do Brasil , Senhor,Veja Isto É, colaborador do jornal O Estado de São Paulo. Foi cronista da Manchete e do Jornal do Brasil . e está n'O Globo desde 1988. Foi considerado pelo crítico Wilson Martins como o sucessor de Carlos Drummond de Andrade.

Para saber mais sobre o autor, visite seu site, clicando aqui!

2 comentários:

Solange disse...

Saudações! Parabéns pelo site.

Um poeta generoso passou por Leopoldina. Uma pessoa singular, sem dúvida.

Abraço,

Solange.

Natania Nogueira disse...

Uma pessoa muito simpática. Pena que passou tão rápido e que eu sou muito tímida e não aproveitei bem a oportunidade. Espero que retorne, brevemente.